Foto: Ascom/Prefeitura
Iniciou em junho deste ano o Programa Defesa Civil na Escola, que está sendo realizado pela Defesa Civil de Santa Catarina na Escola Municipal Padre Alfredo Kasper, com os alunos dos sétimos anos. O programa visa promover ações que ampliem a resiliência nas comunidades, nos estudantes e na população frente a ocorrência de eventos adversos.
Nesta sexta-feira, dia 14, os alunos realizaram uma atividade onde prepararam uma receita de repelente natural para ser entregue nas turmas dos 6º anos, aliando conhecimento científicos com a prevenção à dengue. A atividade ocorreu no laboratório de ciências, sendo ministrada pelos professores da escola.
Conforme a diretora adjunta Gabriela Garcia de Mattos, dois professores do educandário participam de um curso on-line na plataforma da Defesa Civil, que iniciou no mês de abril e vai até outubro. Neste curso os professores recebem apostilas, slides, vídeos, podcast entre outros materiais, e participam de reuniões via Meet a cada 15 dias. Além dela, que também é professora da disciplina de história, participa também o professor da disciplina de ciências, Jair Agostini.
A escola também recebeu material da Defesa Civil para os alunos, apostila e almanaque. No total são 11 lições que compõem o curso. Até agora os alunos aprenderam sobre a História da Defesa Civil, e também o papel da defesa civil no município, também puderam aprender sobre os principais riscos e desastres no estado de SC e o que fazer em cada situação. Além disso, puderam compreender o porquê é necessário ter uma percepção de riscos para aumentar a segurança.