EXTREMO OESTE - 01/09/2023 18:35 (atualizado em 05/09/2023 07:28)

Audiência Pública debate problemas da Cadeia Produtiva de Leite

Evento em São Miguel do Oeste foi realizado pela Alesc
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Fotos: Inácio Rohden

Com a participação de produtores de leite, autoridades e lideranças do Oeste de Santa Catarina, principalmente dos municípios das microrregiões da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de SC (Ameosc) e Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios), a Assembleia Legislativa (Alesc), realizou mais uma Audiência Pública. O evento ocorreu nesta sexta-feira (1º), a partir das 14h30, no plenário da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, completamente lotado.

Em debate, a situação atual da Cadeia Produtiva de Leite. Os produtores reclamam do preço baixo pago pelas indústrias para eles. Entre os motivos da crise estão sendo apontadas as importações de leite em pó do Uruguai, Argentina e Uruguai. Além disso, o alto custo da matéria prima para produção de leite, enormes investimentos nas propriedades e a dificuldade de manter um bom plantel animal.

Fotos: Inácio Rohden

A audiência foi conduzida pelo deputado, Altair Silva, presidente da comissão de agricultura no Legislativo Estadual; com a presença do vice-presidente da Alesc, deputado Maurício Eskudlark, deputado Marcos Vieira, entre outros representantes do parlamento e de entidades. Nas manifestações foram enfatizadas a procura de soluções para a crise no preço do leite, bem como apresentados dados estatísticos de produção e consumo comparativos a outros países.

Fotos: Inácio Rohden

Durante o encontro houve um espaço para as colocações e falas dos produtores de leite, relatando as perdas consideráveis nas receitas e cobrando providências imediatas das autoridades. Os produtores temem a falência do setor e fim da sucessão familiar nas propriedades agrícolas.

A partir das sugestões coletadas na Audiência Pública, os deputados devem efetuar os devidos encaminhamentos das pautas elaboradas aos governos estadual e federal. Entre as reivindicações está o fim da importação de leite em pó, a concessão de incentivos fiscais pelo governo aos produtores, redimensionamento das indústrias, aumento de crédito presumido do PIS e Cofins, um plano a médio prazo mais competitivo com redução de custos dos lácteos, a redução da margem do comércio que revende o produto e a possibilidade de aumento da produção interna, visando uma futura exportação de leite.
Fotos: Inácio Rohden
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Inácio Rohden/Rádio Raio de Luz FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...