DESCONTENTAMENTO - 12/10/2023 07:30 (atualizado em 12/10/2023 08:21)

Produtores de Leite realizam protesto na fronteira contra política federal para o setor

Municípios de Guaraciaba, SMOeste e região marcaram presença e participaram do ato
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Divulgação

Os produtores de leite do Oeste de Santa Catarina, organizados pelos Sindicatos de Trabalhadores Rurais, realizaram um protesto nesta quarta-feira (11), em Dionísio Cerqueira, na fronteira do Brasil com a Argentina. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guaraciaba, Luiz Triquez, integrante da comissão de organização da manifestação, que reuniu municípios de Santa Catarina e Paraná, os produtores buscam pressionar o governo federal a adotar medidas de apoio ao setor.

Divulgação

Os produtores estão indignados com a crescente importação de lácteos do Mercosul. Segundo as lideranças, a importação está prejudicando a produção nacional. Por isso existe um descontentamento geral, conforme o sindicalista.

As reivindicações dos manifestantes incluem o estabelecimento de cotas de importação, barreiras comerciais aos produtos do Mercosul e a negativa de benefícios fiscais para importadores de lácteos. Além disso, eles pedem a realização de aquisições públicas de leite e derivados para apoiar os produtores locais.

“O ponto crucial do protesto é que nós somos grandes produtores e mesmo assim o governo aumentou a importação de leite, o que causou uma enorme redução preço pago ao produtor. E isso não pode continuar”, desabafa Luiz. Ele entende que não é só o produtor que perde, mas todo o comércio que vende menos e os órgãos públicos que arrecadam menos impostos.
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Inácio Rohden/Rádio Raio de Luz FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...