MEIO SÉCULO - 05/04/2025 08:12

Educandário no interior de Guaraciaba completa 50 anos e se transforma em Escola de Campo

Trata-se do Colégio de Sede Flores, que prepara festa comemorativa para 12 de abril
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Inácio Rohden

Distante cerca de dez quilômetros do centro da cidade, a Escola de Educação Básica Nereu de Oliveira Ramos, da comunidade de Sede Flores, interior de Guaraciaba, no Extremo Oeste de SC, está completando 50 anos de fundação. O Colégio foi implantado no de 1975, diante da necessidade de efetuar melhorias e ampliar a educação das pessoas desta localidade e redondezas.

O fato foi destacado neste sábado (5), a partir das 7h, no programa '100.5 Repórter', apresentado semanalmente pela Rádio Raio de Luz FM de Guaraciaba. Participaram da conversa o coordenador do conselho da comunidade de Sede Flores, Izadir Arconti, a professora Cátia Goldmann Dilli, atua no colégio, e atual diretora a professora Zenir Herrmann Scapin. 

O coordenador do conselho da comunidade de Sede Flores, Izadir Arconti, hoje com 66 anos, foi um dos alunos da primeira turma do quinto ano da então Escola Básica. Ele conta que havia escolinha de madeira e uma necessidade naquela época de implantar um colégio que atendesse a demanda local e redondezas. Em 1975 saiu a decisão da construção de uma nova escola na divisa das comunidades de Sede Flores e Linha Tigre. Além dessas, outras localidades próximas tinham pessoas estudando, muitos com idades superiores ao normal de quinta série. Ele lembra que tinha alunos na sala com até 25 anos. Arconti destaca a importância do estudo e os avanços ocorridos neste meio século.

“Muitos permaneceram aqui, outros saíram e hoje ocupam cargos importantes de lideranças, entre os quais padre e juiz de direito. Naquela época que fiz a quinta série nem energia elétrica tinha na comunidade. Por isso, as aulas eram à tarde”, lembra.

A professora Cátia Goldmann Dilli atua no colégio de Sede Flores há 24 anos. Ela nasceu e passou a infância na comunidade, onde estudou até a quinta série. Depois saiu, estudou, se formou e se efetivou no magistério. Retornou para Sede Flores em 2011, além de professora foi gestora da escola por nove anos. Para Cátia, comemorar os 50 anos do colégio, hoje, é dos fatos mais importantes.

“Esta escola é um espaço maravilhoso, os pais dos alunos sempre estão presentes para colaborar. O aprendizado é um fato marcante. E hoje, desde 2011, temos a Escola de Campo aqui, com ensino integral e diversificado. Estão na Escola de Campo os alunos da 7ª, 8ª e 9ª séries”, salienta.

A atual diretora é a professora Zenir Herrmann Scapin, que está à frente da organização da festa dos 50 anos, juntamente com o conselho da comunidade de Sede Flores. Ela espera a presença de um grande público no dia 12 de abril, principalmente dos atuais e dos ex professores e alunos.

A diretora adianta que no dia haverá homenagens, apresentações culturais e contação da história do colégio.

Atualmente, são 125 alunos, do pré ao 5º municipalizado, e do 6º ao 9º fazendo parte da rede estadual. Os estudantes vem de nove comunidades do entorno da Escola de Educação Básica Nereu de Oliveira Ramos.

A estrutura é ampla, com salas de aula, salas de estudos, salas dos professores e direção climatizados, área coberta, ginásio, estufa, horto medicinal, pomar, entre outros.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Inácio Rohden/Rádio Raio de Luz FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...