EVENTO - 19/11/2025 06:35 (atualizado em 19/11/2025 06:45)

AGROEC promove, em São Miguel do Oeste, 1º Fórum Soja de Baixo Carbono de Santa Catarina

Inscrições para o evento, que ocorre em 26 de novembro, estão abertas
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Imagem ilustrativa

A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Extremo Oeste Catarinense (AGROEC) estará promovendo, em parceria com a EPAGRI, UNOESC e FEAGRO, o 1º Fórum Soja de Baixo Carbono de Santa Catarina, para a difusão do Programa Soja de Baixo Carbono, idealizado pela Embrapa Soja de Londrina/PR. O evento será realizado no dia 26 de novembro, no auditório do bloco F da Unoesc, em São Miguel do Oeste/SC. A abertura da programação está marcada para às 8h e o encerramento às 18h.

O objetivo é difundir o Programa Soja de Baixo Carbono, voltado à produção sustentável de soja, com o uso de boas práticas de produção na condução da lavoura e que visam a redução da emissão dos gases de efeito estufa e a valorização do produto através da certificação da produção. A adesão dos produtores ao programa será voluntária, no entanto exigirá o cumprimento de critérios de elegibilidade, tais como conformidade com a legislação ambiental e trabalhista, além da adoção de boas práticas agrícolas, como o sistema plantio direto, uso de bactérias fixadoras de N e promotoras do crescimento, manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas, entre outros critérios.

Conforme os organizadores, será aplicado um protocolo para certificar áreas produtoras de soja com baixa emissão de gases de efeito estufa, o que certamente irá refletir em agregação de valor à soja produzida e certificada pelo sistema. Essa certificação se dará através da comprovação do cumprimento dos requisitos estabelecidos no protocolo, avaliando critérios validados pela ciência, mensuráveis, possíveis de aferição.

O Programa Soja Baixo Carbono é uma iniciativa que objetiva agregar valor à soja produzida em sistemas que contribuam para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, bem como melhorar a imagem do agronegócio brasileiro tanto no mercado interno como externo. Os responsáveis ressaltam que as tecnologias sustentáveis preconizadas pela pesquisa, que reduzem as emissões de gases de efeito estufa, são as mesmas que aumentam a produtividade e reduzem os custos de produção, trazendo ganhos ao sistema produtivo como um todo.

O evento é voltado à capacitação dos associados da AGROEC, estudantes, técnicos e produtores rurais e conta com o patrocínio do CREA SC. Os interessados em participar poderão obter maiores informações acessando os canais e redes sociais da AGROEC. As inscrições deverão ser realizadas antecipadamente e o custo é um kg de alimento não perecível que deverá ser entregue no dia do evento, sendo que os alimentos arrecadados serão doados à instituições sociais.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Inácio Rohden/Rádio Raio de Luz FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...