Prevenção - 08/12/2025 17:19 (atualizado em 08/12/2025 17:22)

Decreto municipal suspende aulas em Guaraciaba devido a alerta de ciclone extratropical

Medida segue orientação do Governo de SC diante do risco alto e muito alto indicado pela Defesa Civil
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Reprodução

O Município de Guaraciaba publicou nesta segunda-feira (8) o Decreto nº 281/2025, que determina a suspensão das aulas na rede municipal de ensino em razão dos alertas meteorológicos emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina. A medida acompanha a orientação do Ofício Circular nº 320/2025/SED/DIEN, enviado pela Secretaria de Estado da Educação (SED), que recomenda a interrupção das atividades escolares diante da previsão de temporais e atuação de um ciclone extratropical sobre o Estado.

O Governo de Santa Catarina decidiu suspender as aulas nesta segunda-feira (8) e terça-feira (9) nas regiões classificadas com risco alto e muito alto, representadas pelos alertas laranja e vermelho.

Regiões de Santa Catarina com aulas suspensas

De acordo com a SED, nesta segunda-feira (8) as aulas estão suspensas nos turnos vespertino e noturno nas áreas em alerta laranja — que abrangem o Oeste, grande parte do Planalto Norte, além de trechos do Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí.

Para terça-feira (9), a suspensão passa a valer também para as áreas em alerta vermelho, o que abrange todo o território catarinense. As aulas estarão suspensas nos turnos matutino e vespertino.

Atuação do ciclone extratropical

A Defesa Civil alerta para a presença de um ciclone extratropical entre segunda e terça-feira, responsável por deixar o tempo instável em Santa Catarina. A partir da tarde e noite desta segunda, o Grande Oeste e o Planalto Norte devem registrar temporais, com possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo. Há risco moderado a alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos à rede elétrica.

Na terça-feira (9), o cenário se agrava com chuva persistente e intensa em curtos períodos. O risco para alagamentos e enxurradas será muito alto a alto, e moderado para deslizamentos em diversas regiões. A instabilidade avança da madrugada no Grande Oeste para as demais regiões ao longo do dia, alcançando o litoral pela manhã.

A Defesa Civil reforça a necessidade de atenção especial em áreas de encosta, taludes rodoviários e locais mapeados como suscetíveis a deslizamentos.

O ciclone deve se afastar para alto mar na quarta-feira (10), quando a chuva tende a perder força e os temporais se tornam isolados. Ainda assim, o vento ganha intensidade, soprando de Oeste, com rajadas entre 60 e 80 km/h, podendo superar esses valores em alguns momentos.

Fonte: Raio de Luz FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...