
Guaraciaba
realizou a XIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,
promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
(CMDCA). O evento, que ocorreu na tarde da última quinta-feira (18), contou com
a presença do prefeito Domingos Marcon, da secretária de Assistência Social,
Milena Balbinot, da presidente do CMDCA, Idione Kroth Fabbi, além de
representantes de entidades, profissionais da rede de atendimento, crianças,
adolescentes e membros da comunidade.
Com
o tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do
Adolescente e a Democracia Participativa”, a conferência proporcionou momentos
de reflexão, diálogo e construção coletiva de propostas voltadas ao
fortalecimento das políticas públicas para a infância e a adolescência. Durante
a programação, de acordo com a secretária Milena, os participantes debateram
temas relacionados à promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e
adolescentes, contribuindo com sugestões e propostas para o aprimoramento das
ações desenvolvidas no município.
Segundo
o prefeito Domingos Marcon, a participação da comunidade é fundamental para a
construção de políticas públicas mais efetivas. “É importante ouvir a população
e discutir ações que garantam cada vez mais direitos, proteção e oportunidades
para nossas crianças e adolescentes. Esses espaços fortalecem a participação e
ajudam a construir um futuro melhor para todos”, destacou.
As
propostas aprovadas durante a conferência serão encaminhadas para as próximas
etapas do processo conferencial, contribuindo para o fortalecimento das
políticas públicas voltadas à infância e adolescência. Na oportunidade, também
foram eleitos os delegados que representarão o município de Guaraciaba na
Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, levando as
demandas e propostas construídas coletivamente durante o evento.