TERAPIA - 25/02/2022 14:08

Maravilhense explica benefícios da ferramenta terapêutica Constelação Familiar

Ferramenta procura estudar os padrões de comportamento através de grupos familiares passando por suas gerações
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
As terapias que trabalham a saúde mental e emocional vêm ganhando cada dia mais espaço na sociedade, e trazendo importantes benefícios para a prevenção e tratamento de várias doenças. Neste contexto, há diferentes áreas de formações para terapeutas que atuam não apenas na saúde preventiva, mas também no tratamento de doenças mentais ou físicas que podem ser minimizadas e até curadas com terapias.   
E você já ouviu falar em Constelação Familiar? Esta é uma ferramenta terapêutica que também vem ganhando espaço. A Consteladora Sistêmica Familiar e Organizacional (Empresarial), Luciane Sausen, explica o que é esta terapia e seus benefícios. Confira na entrevista a seguir: 
Consteladora Sistêmica Familiar e Organizacional (Empresarial), Luciane Sausen
O que é a Constelação Familiar?
É uma ferramenta terapêutica para organizar e ordenar o sistema familiar, que procura estudar os padrões de comportamento através de grupos familiares passando por suas gerações. É olhar para a sua história. As Constelações Familiares foram descobertas pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, onde através de seus estudos chegou a conclusão de que grande parte dos nossos problemas estão relacionados à família e somos influenciados por ela desde nosso nascimento.
Existem vários problemas que podem encontrar a cura em sessões de constelação. Chamamos esse movimento inconsciente de lealdades invisíveis. E segundo estudos atuais de neurociência e epigenética, apenas 3% de tudo em nossa vida é consciente, desde nossos pensamentos até nossas atitudes, sendo 97% de nossa vida conduzida por nosso inconsciente.
Qual o objetivo da constelação?
A constelação tem como objetivo reestabelecer o fluxo do amor. Onde muitas vezes na ânsia de fazer certo acabamos repetindo padrões familiares, é o amor cego.
Como ela funciona?
Você já percebeu que às vezes toma decisões e tem atitudes, guiado por uma força interna e logo depois se arrepende? Você sabia que esse impulso inconsciente pode estar relacionado às memórias familiares inconscientes do passado que permanecem guiando nossas vidas?
A Constelação Familiar funciona como um campo, é um campo de energia, e ali durante as sessões são recriadas cenas que envolvam os sentimentos e sensações que o constelado sente sobre sua família, e o mesmo passa a olhar para esta situação de forma clara, entendendo os fatos.
A Constelação Sistêmica Familiar é um método eficaz que vem trazendo soluções inovadoras e simples, restaura o respeito, o amor e a ordem, permitindo que o amor flua novamente entre os membros do Sistema Familiar. Ela olha com amor para o que está motivando um problema, consegue identificar o que está oculto.
Algumas vezes experimentamos histórias que se repetem, ou tristezas, dificuldades nos relacionamentos, problemas financeiros, problemas de saúde, conflitos, entre outros. Muitos desses conflitos ocorrem quando incorporamos o destino de outra pessoa de nossa própria família e quanto a isso não podemos escolher, nós somos escolhidos para servir ao sistema ao qual pertencemos, mesmo sem estarmos conscientes disso. Isso nos faz repetir o destino dos membros familiares que foram excluídos, esquecidos ou não reconhecidos no lugar a que pertenciam.
Quais os benefícios da Constelação Familiar?
Se liberar daquilo que nos impede de fluir; organizar, ordenar, direcionar para a solução; dar lugar a quem e o que pertence; colocar em ordem pessoas e situações; unir o que está separado; equilibrar o que foi dado e recebido; reconhecer o destino de cada um com aceitação; liberar sentimentos paralisantes.
Quem pode fazer a terapia?
Todas as pessoas que sentem a necessidade de compreensão sobre seus conflitos, emaranhados, não fluir e também para olhar para questões específicas, exemplo saúde
O que pode ser constelado?
Podemos constelar problemas que nos tiram a paz, que nos fazem sofrer. Exemplos: doenças, sintomas, relacionamento amoroso, relacionamento com você mesmo, relacionamentos com filhos, dificuldades com pai, mãe ou irmãos, famílias mosaico (muito importante organizar o lugar de cada um), situações financeiras difíceis, dinheiro, prosperidade, trabalho/profissão, escolha de profissão, perdas, luto, vícios, problemas com perda ou ganho de peso, obesidade, distúrbios alimentares, emoções que estão desalinhadas como tristeza, ansiedade, trauma, ou qualquer tema que lhe traz desconforto ou sofrimento.
Quais os movimentos que a constelação proporciona?
A constelação vem para contribuir com soluções. Vem para agregar e não para separar. Uma intervenção sistêmica contribui para a saúde, para a felicidade e para o sucesso.
Fonte: Carine Arenhardt/WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...