
Rafael e Lorena Andreolla (Foto: Estúdio Angela Maria)
Mais do que um registro estético, os ensaios de Natal têm se tornado um momento especial de conexão entre as famílias. A busca por fotografias nesse período vai além da imagem perfeita e carrega significado emocional, construindo memórias afetivas que atravessam o tempo.
De acordo com a fotógrafa Angela Maria Koehler, que atua há 10 anos no ramo, essas vivências fortalecem os vínculos familiares. “Vejo que este é um momento para reforçar laços, criar e resgatar uma memória afetiva, e marcar aquela fase da criança que em breve vai crescer e não vai mais gostar daquelas brincadeiras”, destaca.
Segundo ela, essa importância não se limita às famílias com crianças pequenas. “Quando falamos em famílias com filhos adultos não é diferente, é o momento para atualizar a foto com os pais e com os irmãos.”
Angela também ressalta que, apesar do fácil acesso às câmeras dos celulares, a experiência de um ensaio em estúdio é única. “Estamos acostumados a fazer selfies e fotos o tempo todo, mas essa experiência no estúdio é totalmente diferente. As famílias vêm aqui e só vivem o momento com seus filhos, e eu vejo isso como uma preciosidade, não apenas para agora, mas para a posteridade. Quando a memória falhar, é a fotografia que vai contar a história”, conclui.
“A fotografia pode contar histórias, fortalecer laços, conter cheiro, revisitar lugares e voltar a aquecer o coração, como um lugar que visitou, um momento vivido ou uma pessoa que se foi.”
(Angela Maria Koehler | trecho do livro Jeito Plena de Ser)