ALIMENTAÇÃO - 12/04/2021 08:13

Nutricionista fala sobre a importância do lanche entre as refeições

Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Nutricionista Simoni Welter fala sobre a distribuição ideal das refeições. Foto: Divulgação
Os lanches no meio da manhã ou da tarde são importantes para conseguir uma alimentação saudável. Mas dependem de equilíbrio e organização.  Além de darem a energia necessária para continuar o dia, os lanches também ajudam no controle do apetite. A redação do Jornal O Líder de Maravilha conversou com a nutricionista Simoni Welter. Ela respondeu questões sobre essa refeição, que ajuda a conciliação de muitas horas de trabalho, estudo, academia, além do tempo gasto no trajeto. Uma das queixas relacionadas à nutrição mais comuns é que o período entre o almoço e café da manhã ou jantar é muito demorado. Inevitavelmente, manter o controle do apetite fica difícil nesses casos.

- Qual o intervalo de horas ideal entre as refeições?
É necessário intercalar as refeições principais com lanches para que nessas refeições principais, almoço e jantar, possamos chegar com menos fome e dessa forma ser mais fácil fazer escolhas e comer mais devagar com uma boa mastigação. Normalmente o intervalo entre as refeições não pode ser menor que duas horas, porém também não maior de quatro horas.

- Os lanches são importantes?
Sim considero refeições muito importantes, pois através deles podemos oferecer muitos nutrientes ao organismo, garantindo também o fornecimento de energia para a manutenção do metabolismo ativo.

 - Quais os benefícios da alimentação mais distribuída?
Autocontrole natural em termos de quantidades, melhora da qualidade das escolhas, pois quando não temos fome em excesso qualquer escolha fica mais fácil.

- Como saber a quantidade ideal?
Isso é algo muito individual, depende do objetivo de cada um, de seus hábitos e paladar, que é sempre muito individual também.

- Se não há fome, devo comer mesmo assim o lanche?
Sim, em volume menor, porém deve ser feito da mesma forma para que em uma próxima refeição tenha menos fome. Por exemplo: almoça e só vai jantar, nessa refeição do jantar, você chega em casa e nada sacia, acaba fazendo muitos beliscos, normalmente de alimentos muito calóricos.

- Quais as melhores opções de lanches?
Isso também é muito individual, em primeiro lugar vai depender do objetivo, depois das necessidades nutricionais e sempre avaliando os hábitos de cada um, mas normalmente os lanches são um bom momento de incluir, fibras, frutas, oleaginosas, mas alguma fonte proteica sempre bem-vinda também para auxiliar na saciedade.

- É preciso variar entre o cardápio da manhã com o da tarde?
Sim, pois como o intervalo da manhã é menor pode ser uma opção mais leve que à tarde, já que entre o almoço e a janta temos intervalo grande. 

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Diana Heinz/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...