TÉCNICA - 06/09/2021 09:16

Artroscopia do joelho: o que é, indicações e como funciona a recuperação

Ortopedista e traumatologista Renato Zaneti esclarece dúvidas sobre o procedimento
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Arquivo/ O Líder
A artroscopia do joelho é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, utilizado para tratar problemas dessa articulação. Essa técnica permite ao especialista observar as estruturas internas e fazer reparos necessários, sem precisar de grandes cortes. 

O ortopedista e traumatologista Renato Zaneti destaca que por ser uma cirurgia de menor agressividade, a artroscopia possui diversas vantagens, como menor risco de complicações, menos cortes e pontos, além de recuperação mais rápida do que em outros tipos de cirurgia. A seguir, o médico esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.

Reprodução/ O Líder
O que é artroscopia do joelho?
É um procedimento cirúrgico realizado para tratamento de diversas doenças no joelho, como lesão de menisco, por exemplo. É bem menos invasivo do que uma cirurgia de campo aberto.

Como o procedimento é realizado?
Com dois cortes (incisões), de mais ou menos dois centímetros cada, um para introduzir a câmera e outro para colocar outros equipamentos, como pinça e lâminas. Duração de 30 a 40 minutos, em média. 

Para quem é indicado o método? 
O método é indicado para reparo de lesão de ligamento, lesão de menisco, artrose em graus leves, infiltração de medicamentos e outros. 

Como é a recuperação pós-cirurgia?
A recuperação depende de paciente para paciente, mas conta com restrições no trabalho em um período de 10 a 15 dias. É importante que a recuperação seja feita seguindo as recomendações pós-cirúrgicas de maneira adequada, para garantir melhor eficácia. O retorno às atividades normais ocorre geralmente em 30 dias, dependendo do que foi tratado.

Fonte: Camilla Constantin/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...