ANO LETIVO - 07/02/2022 10:27

Novo Ensino Médio tem aumento de carga horária e quatro anos de aula para alunos do período noturno

Aulas na Rede Estadual começaram nesta segunda-feira (7)
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Arquivo WH Comunicações 
A Rede Estadual de Ensino começou nesta segunda-feira (7) o ano letivo 2022, que vem com mudanças importantes principalmente no Ensino Médio. O novo currículo para o Ensino Médio traz ampliação da carga horária, que passa de 800 para 1000 horas anuais. Com esta mudança alunos que estudam durante o dia terão a matriz estendida ou em tempo integral. Já os estudantes do período noturno terão a alteração para quatro anos de estudo, até a formação.
Para os alunos dos períodos diurnos, a matriz estendida oferece quatro manhãs de seis períodos e uma manhã de sete períodos (ou o contrário para os estudantes da tarde). Na matriz A integral tem aulas todas as manhãs, mais uma tarde (ou o contrário para estudantes da tarde), e na matriz B integral aulas todas as manhãs mais duas tardes (ou todas as tardes e duas manhãs). 
Todas as escolas precisam oferecer o novo currículo neste ano. Conforme a coordenadora regional de Educação, Sirnei Puntel Dal Maso, a Secretaria de Estado de Educação e a Coordenadoria Regional de Educação de Maravilha desenvolveram um amplo trabalho de estudo e formação junto as escolas ainda no ano de 2021, para uma implantação de forma eficiente. Ela ressalta ainda que foram realizadas escutas ativas entre os estudantes e a comunidade escolar, na escolha dos itinerários da parte flexível do currículo.
SISTEMA 100% PRESENCIAL 
O retorno das aulas para a Rede Estadual será no sistema 100% presencial, com exceção dos alunos que apresentarem laudo médico comprovando a necessidade de continuar tendo aulas remotas. 
As escolas vão seguir regramentos estaduais, além de revisar e atualizar o Plano de Contingência Escolar, quanto a Covid-19. O documento estabelece a necessidade de ventilação intensificada dos ambientes escolares e incentiva a vacinação das crianças e jovens contra a Covid-19. As carteiras utilizadas pelos estudantes serão identificadas, e segue sendo obrigatório o uso de máscaras e álcool em gel. Nos espaços de alimentação escolar deve-se manter e respeitar o distanciamento de 1,5 metro. 
A Secretaria de Estado de Educação manterá monitoramento constante do numero de casos ativos de estudantes e profissionais. “Destacamos que a Escola é um local seguro, de acordo com o monitoramento de 2021 o índice de contágio entre alunos foi extremamente baixo”, destacou Sirnei.  
Fonte: Carine Arenhardt/WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...