AGILIDADE - 07/02/2022 10:44

Com 294 licenças liberadas no primeiro ano, Conder representa salto no desenvolvimento de Maravilha

Após adesão ao consórcio, licenças ambientais que demoravam anos para serem liberadas pelo IMA são entregues em questão de dias aos empreendedores maravilhenses
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Agilidade na liberação e licenças acelera o início de obras no município (Foto: Nelcir Dall'Agnol)
A adesão ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder) vem representando uma aceleração no desenvolvimento de Maravilha, resultado da agilidade na liberação de licenças ambientais necessárias para início de obras importantes. O Conder pode liberar praticamente 95% das mais diversas licenças ambientais, ficando restrito ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) processos maiores, como construção de barragens. 
Em Maravilha no primeiro ano, o Conder recebeu 300 pedidos de licença, dos quais 294 já estavam liberadas até dezembro de 2021. A análise das restantes continuou neste ano. Conforme o coordenador ambiental do Conder em Maravilha, Berlin Marcos Filipin, muitos destes empreendimentos liberados não teriam conseguido a licença em 2021, caso o processo estivesse em análise no IMA, devido a alta demanda no instituto e consequente demora nas liberações. 
Filipin afirma que com a adesão do Conder, o tempo de análise caiu drasticamente para os empreendedores de Maravilha. “Uma licença que demorava três, até quatro anos, para ser liberada pelo IMA hoje é liberada em 60 dias pelo Conder. Muitos empreendimentos precisam de licenças ambientais e não podem ser iniciados antes da liberação”, afirma. O coordenador ressalta ainda que a agilidade não tem relação com flexibilizações, já que o Conder tem exigências ambientais até mais rígidas que o IMA. 
AGILIDADE TRAZ DESENVOLVIMENTO 
Novos loteamentos, condomínios, aviários, chiqueirões, produção de energia, obras públicas e privadas estão entre os mais diversos empreendimentos que precisam de licenças ambientais. E a agilidade no processo de liberação garante desenvolvimento para o município, já que representam mais emprego, renda e movimento econômico para Maravilha.  A expectativa para 2021 é de aumento na demanda de licenças no município, alavancado pelo desenvolvimento local. 
ARRECADAÇÃO NO PRIMEIRO ANO 
Embora a arrecadação não tenha sido determinante para a adesão ao Conder, este é também um número importante para Maravilha. Conforme Berlin, no primeiro ano o valor arrecadado com taxas para liberação das licenças foi superior a R$ 156,7 mil. Os valores são semelhantes aos cobrados pelo IMA, no entanto a diferença é que com o Conder este montante pago pelos empreendedores fica em Maravilha. Já as taxas arrecadadas diretamente pelo IMA vão para o cofre do governo estadual. 
O coordenador ambiental explica que parte deste montante é usado na própria manutenção do Conder e o restante aplicado especificamente em projetos ambientais do município. “O município não aderiu pela questão da arrecadação e sim pela agilidade na liberação das licenças, mas o Conder se paga e até dá lucro”, afirma Berlim. 
TRABALHO DA EQUIPE TÉCNICA 
A agilidade nos processos é resultado do comprometimento da equipe técnica do Conder em Maravilha, trabalho que foi elogiado pelo coordenador ambiental. Conforme Berlim, todos os processos respeitam rigorosamente as questões ambientais, sem deixar a agilidade de lado. “A equipe não pensa só no desenvolvimento, mas também na questão ambiental. E todos os processos são acompanhados pelo Ministério Público, o que traz transparência e até segurança para a equipe”, finaliza Berlim. 
Fonte: Carine Arenhardt/WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...