Foto: Arquivo/ O Líder
A epidemia de casos de diarreia no litoral de Santa Catarina tem chamado a atenção durante esta temporada de verão, com mais de três mil casos notificados. Os sintomas também incluem dores abdominais e vômitos.
Além da capital de Santa Catarina, outras sete cidades notificaram casos da epidemia, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado: Balneário Camboriú, Bombinhas, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e Itapema.
Com base em análises preliminares, o surto é causado pelo norovírus, transmitido principalmente através do consumo de alimentos e água contaminados. O vírus também foi encontrado no Rio do Brás, que chega até a areia da praia de Canasvieiras, totalmente imprópria para banho. A detecção no local aconteceu porque, além das amostras de fezes dos pacientes, também foi feita uma busca ambiental pelo agente causador.
EM MARAVILHA
A secretária de Saúde de Maravilha, Miriane Sartori, afirma que os casos de virose no município também aumentaram, principalmente a partir do Natal. A situação era esperada, já que tais episódios são comuns na estação mais quente do ano. “Não só para quem viajou, mas para quem está aqui também, temos bastante casos. É importante estar atento aos cuidados, como tomar água sempre filtrada e lavar bem as mãos”, relata. A seguir, confira dicas de prevenção.
PREVENÇÃO
- Lavar as mãos com frequência
- Beber bastante água, desde que seja filtrada, tratada ou fervida
- Não utilizar gelo de procedência desconhecida
- Não consumir alimentos fora do prazo de validade, mesmo com boa aparência
- Alimentos deteriorados, com aroma, cor ou sabor alterados, não devem ser consumidos
- Não consumir alimentos em conserva se as embalagens estiverem estufadas ou amassadas
- Evitar o consumo de alimentos crus ou malcozidos, principalmente carnes, pescados e mariscos
- Embalar adequadamente os alimentos antes de colocá-los na geladeira
- Higienizar frutas, legumes e verduras
- Lavar e desinfetar superfícies e utensílios usados na preparação de alimentos.
- Para quem vai viajar, é importante não tomar banho em águas de praias impróprias/poluídas.