DE JANEIRO A MAIO - 29/05/2023 09:05

Mais de 200 acidentes de trânsito foram registrados em Maravilha neste ano

As duas infrações mais cometidas nos últimos meses foram não usar o cinto de segurança e dirigir manuseando o celular
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Arquivo/ O Líder
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Como forma de contribuir com o movimento e alertar sobre a importância do assunto, a equipe de reportagem do Jornal O Líder foi em busca dos dados sobre os acidentes de trânsito registrados no município. 
De acordo com o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar em Maravilha, 1° Tenente PM Júnior Tasch, foram registrados 203 acidentes, entre 1° de janeiro a 18 de maio de 2023. Neste mesmo período, foram flagradas 479 infrações de trânsito. A seguir, confira os dados relativos a cada mês. 
Dados repassados pela Polícia Militar

ACIDENTES X INFRAÇÕES
Como é possível observar na Tabela 1, em março houve aumento considerável no número de acidentes de trânsito (74), em comparação com os outros meses do ano. De acordo com o comandante da Polícia Militar de Maravilha, é importante perceber que, ao mesmo tempo em que aumentou o número de acidentes, também foi registrada elevação no número de infrações de trânsito (Tabela 2), especialmente quanto a não usar o cinto de segurança e dirigir manuseando o celular. 
Ele enfatiza que tais infrações estão diretamente associadas à segurança dos condutores, passageiros e demais usuários das vias. “Ao manusear o telefone celular a atenção do motorista fica dispersa, reduzindo a sua capacidade de reação frente às condições adversas do trânsito, aumentando o risco de acidentes. Por outro lado, ao não fazer o uso do cinto de segurança, pode haver um agravamento de eventuais lesões corporais”, esclarece.  
Segundo Tasch, outro fator que merece atenção é a quantidade de condutores flagrados transportando crianças sem seguir as normas de segurança, algo que aumenta o risco de lesões graves em casos de acidentes, mesmo em baixa velocidade. 
Outra questão são as infrações relativas ao consumo de bebidas alcoólicas. “Apesar de menos numerosas estatisticamente, são responsáveis por acidentes de maior gravidade. A ingestão de álcool, além de reduzir os níveis de atenção e retardar os reflexos do condutor, torna-os mais impulsivos e agressivos no trânsito, potencializando os riscos a todos os usuários das vias públicas”, destaca. Por fim, a quantidade de condutores não habilitados também chama a atenção e constitui fator de risco para a segurança viária.

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÕES
Diante desse cenário, a Polícia Militar de Maravilha atua na orientação e fiscalização do trânsito. No viés preventivo é possível destacar a realização de palestras em empresas e estabelecimentos de ensino no município, além de campanhas realizadas com órgãos parceiros, como Prefeitura, CONSEG e clubes de serviços.
Arquivo/ O Líder
No viés repressivo, além das eventuais infrações de trânsito, a PM busca também coibir ilícitos penais, por exemplo, tráfico/posse de drogas. “É importante destacar também a intensificação da fiscalização de veículos com defeito ou alteração no escapamento, emitindo altos níveis de ruídos (especialmente motocicletas). Esta ação iniciou em janeiro e permanece até o presente, com clara redução nos índices de perturbação registrados. Com ações dessa natureza a Polícia Militar busca manter a segurança, a tranquilidade e a salubridade do ambiente urbano”, explica. 
Nos próximos dias será intensificada a fiscalização a condutores que não respeitam a preferência de passagem nas rotatórias e se utilizam de telefone celular, infrações estas que apresentam grande incidência. “Um trânsito seguro é direito e ao mesmo tempo dever e responsabilidade de todos. Ser solidário e obedecer às normas de circulação, parada e estacionamento são condutas que devem ser praticadas sempre. Afinal, a conquista de um trânsito seguro e humanizado é uma construção diária, onde todos devem fazer a sua parte”, finaliza. 

Fonte: Camilla Constantin/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...