A celebração de Corpus Christi é o ato tradicional da Igreja Católica desde o século XIII, com o intuito de comemorar a realização do sacramento eucarístico, simbolizado na missa católica pela hóstia. Foi instituído por Jesus Cristo na última ceia feita com os discípulos durante a Semana Santa. Corpus Christi expressão originaria do latim, significa “corpo de cristo”.
Foto: Ana Carolina Rodrigues / Rádio Líder / WH Comunicações
No Brasil a celebração acontece sempre em uma quinta-feira após 60 dias do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, conforme a Bíblia. Celebrado com muitas missas e procissões, as quais são abrilhantadas com extensos tapetes feitos pelos fiéis.
A Paróquia São José Operário de Maravilha realizou na quinta-feira a celebração, às 9h. Junto com os fiéis e catequizandos, a igreja organizou a montagem do tapete com símbolos religiosos que remetem ao ato. Além disso, aconteceu uma procissão com saída da praça em direção à esquina da Rua General Osório, seguindo até a Av. Padre Antônio e terminando na Praça da Matriz, com a benção final do santíssimo sacramento.
Foto: Ana Carolina Rodrigues / Rádio Líder / WH Comunicações
O Padre Firmino Santana e Sousa afirma que neste ano a catequese organizou a coleta dos materiais e na quinta-feira pela madrugada iniciou a confecção, para que na hora da celebração estivesse tudo organizado.
Foto: Ana Carolina Rodrigues / Rádio Líder / WH Comunicações