Divulgação
O cinquentenário do escotismo em Maravilha será comemorado neste sábado (5), durante o tradicional almoço promovido pelo Grupo Escoteiro Raízes. O evento será realizado a partir das 11h, no Salão Paroquial Católico, contando com o lançamento de uma revista comemorativa.
Atualmente o grupo conta com mais de 80 membros ativos. “O principal dentro do escotismo é trabalhar o desenvolvimento do caráter, da autonomia, da responsabilidade e também da parte espiritual, sempre em conjunto com a família e a escola, priorizando atividades ao ar livre”, explicam.
A sede fica localizada na Avenida Presidente Kennedy. Eles destacam que a edificação é muito valiosa para o grupo e que o chalé possui ambientes carregados de memória, mas que está danificado pelo tempo de uso. “O sótão, muito utilizado pela tropa Sênior, está interditado. Por esse motivo faremos o tradicional almoço para arrecadar fundos. Contamos com a colaboração da comunidade”, afirmam.
ATIVIDADES
Além do almoço, que conta com expressiva participação da população maravilhense, o grupo auxilia a prefeitura em diversas iniciativas, principalmente em atividades voltadas para as crianças, como por exemplo a Caça aos Ovos. Membro da União Escoteiros do Brasil (UEB), o G. E. Raízes se destaca pela capacitação de seus voluntários, que participam de cursos e aprimoramentos, seguindo o lema de “estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação.” Eles também participam de diversos eventos a nível regional, estadual e até mesmo nacional, como acampamentos, encontros e mutirões.
HISTÓRIA
O movimento surgiu em Maravilha na década de 1973, com o fundador Nacio Massirer. Depois de muitas leituras e cursos, foi criado o então Grupo Escoteiro Castro Alves, sem sede definitiva. Entretanto, a falta de conhecimento da população em relação ao movimento e a falta de recursos fizeram com que o grupo enfraquecesse, até que encerrou suas atividades. Em 1995 retomaram as ações, repaginados e com um novo nome: Grupo Escoteiro Raízes.