O oitavo mês do ano é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher por meio da campanha Agosto Lilás, que busca chamar a atenção da sociedade para a importância do tema. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos.
A equipe de reportagem do Jornal O Líder entrou em contato com a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Maravilha, que repassou o panorama de procedimentos instaurados – relacionados a crimes no âmbito de violência contra a mulher.
De janeiro a agosto, já foram contabilizados 32 autos de prisão em flagrante e 98 medidas protetivas de urgência. A seguir, confira os dados de 2023, bem como o comparativo com os números registrados ao longo do último ano.
AVALIAÇÃO
De acordo com o delegado Joel Specht, analisando os números de procedimentos instaurados até o início de agosto é possível observar que o panorama se aproxima do número geral de 2022, o que pode significar que mais mulheres procuraram ajuda da polícia. “Ainda, verifica-se um trabalho incansável da rede de atendimento, que atua de maneira integrada, sempre visando dar maior efetividade aos atendimentos prestados às vítimas. Em muitos casos, por meio da comunicação estabelecida na rede de atendimento, é possível levantar informações importantes que podem ensejar trabalhos em prol das vítimas antes mesmo delas procurarem ajuda, a exemplo de denúncias apuradas pelo veículo de comunicação do Disque Direitos Humanos”, afirma.
Ele destaca que a demanda de procedimentos sempre foi elevada, mas após a criação da unidade especializada boa parte das vítimas tiveram acesso às informações acerca do trabalho desenvolvido em específico para violências contra a mulher, gerando assim um incentivo para procurar ajuda. Por fim, Specht enfatiza que a nova unidade da DPCAMI, inaugurada recentemente, conta com espaço adequado para proporcionar atendimento humanizado às vítimas.
A DPCAMI
Paralelamente ao trabalho desenvolvido no âmbito da investigação criminal de fatos relacionados à violência contra a mulher, a DPCAMI também tem a atribuição de conduzir procedimentos relacionados a outros casos, a exemplo de atos infracionais envolvendo menores de idade, termos circunstanciados e inquéritos policiais que apuram crimes de outras naturezas, a exemplo de violência sexual contra menores de idade, maus-tratos e diversas violências contra idosos.
No último mês a Polícia Civil realizou a inauguração da nova sede da DPCAMI, localizada na Avenida Sul Brasil. O espaço conta com localização centralizada para facilitar o acesso, ambiente confortável, sala de acolhimento, bem como brinquedoteca, para que as crianças possam ter momentos de descontração e apoio emocional.