Foto: Camilla Constantin/ O Líder
Aos 10 anos a maravilhense Tauana Luiza Presser Drumm foi morar em Guaraciaba e passou a treinar vôlei, contando com o incentivo da mãe. Porém, o que era para ser um passatempo ganhou destaque na vida de Tauana, que contabiliza diversas conquistas ao longo dos últimos cinco anos. A mais recente, ainda neste mês, foi especial: medalha de ouro nos Jogos da Juventude, competição nacional com realização do Comitê Olímpico Brasileiro.
Tauana conta que treina todos os dias, por duas ou três horas. Além disso, frequenta a academia duas vezes por semana. Afinal, o preparo é essencial para o bom desempenho em quadra. “É algo que gosto muito e pretendo levar para a vida. Para as meninas que treinam ou gostariam de treinar, digo para não desistirem do vôlei. É algo bom, em que construímos muitas memórias legais”, diz.
Sidiane, mãe da atleta, acompanhou a filha durante a visita na sede do Jornal O Líder. Ela conta que a modalidade é muito forte no município e que a Associação Desportiva Guaraciaba (ADG) conta até mesmo com uma casa de apoio. “Como mãe, sou torcedora fiel. Acompanho os jogos, seja pessoalmente ou por transmissão. O esporte é algo positivo, saudável, ótimo para a juventude. A Tauana está construindo uma história com o esporte. Tenho muito orgulho dela”, enfatiza.
COMPETIÇÃO NACIONAL
Os Jogos da Juventude 2023 foram realizados de 1º a 16 de setembro, em Ribeirão Preto (SP), reunindo mais de quatro mil atletas de até 17 anos, de todas as partes do país. A competição foi promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro e contou com 16 modalidades esportivas. As atletas de Guaraciaba conquistaram o primeiro lugar no vôlei. “Vibramos muito com o resultado, principalmente por ser uma competição nacional”, comemora a mãe de Tauana.