ORIENTAÇÕES - 20/11/2023 08:44 (atualizado em 20/11/2023 08:58)

Procon de Maravilha faz alerta sobre compras na Black Friday

A ação é realizada anualmente na última sexta-feira de novembro
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Procon de Maravilha fica localizado na Avenida Araucária (Foto: Camilla Constantin/ O Líder)

A Black Friday 2023 acontece no dia 24 de novembro. A data é bastante aguardada pelos consumidores, já que promete reunir promoções em diversas categorias de produtos, em sites e também no comércio local.

Entretanto, é importante ter alguns cuidados. “Nos últimos anos a principal reclamação que recebemos no Procon de Maravilha foi em relação a compra em sites falsos ou fraudulentos. Por isso o consumidor deve ficar atento”, afirma Rodrigo Campana, Diretor do Procon Municipal de Maravilha. Confira na sequência as principais recomendações. 


DICAS

– Pesquise os preços e observe os aumentos ocorridos pouco antes da data;

– Verifique as condições de pagamento e os juros inseridos;

– Se atente a variação dos preços entre uma empresa e outra e desconfie de preços muito abaixo dos valores habituais;

– Cuidado com o valor do frete, pois pode ficar mais caro que o produto em si;

– Fique atento às opções de parcelamento;

– Cuidado com os links para compras que chegam por e-mail ou redes sociais;

– Na garantia estendida, verificar se a cobertura é total ou para troca do produto é necessário pagar franquia;

–  Prefira fazer o pagamento com cartão de crédito, é mais fácil de reaver os valores em caso de fraude, suspeite sempre que a opção de pagamento seja somente boleto e pix;

–  Se optar pela opção do pagamento através do pix, confira a chave, geralmente quando se trata de golpe o pagamento vai para um CPF e não para um CNPJ;

–  Confira se site tem endereço físico e telefone para contato;

– É importante verificar sempre a URL do site em que pretende fazer compras assim como a sua origem, para checar a veracidade do endereço;

– Pesquise sobre o estabelecimento na internet para conhecer o histórico da empresa com serviços de entrega e reclamação de clientes;

– Se planeje financeiramente para fazer as compras;

–  Lembrando que nas compras feitas pela internet o consumidor tem a opção de cancelamento dentro do prazo de sete dias após o recebimento.


Fonte: Camilla Constantin/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...