REFLEXÃO - 23/02/2024 07:10

Padre repassa ensinamentos de como viver bem o tempo da Quaresma

Firmino cita a importância de práticas de jejum, caridade e oração
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Camilla Constantin/ O Líder
A Quaresma – período que antecede a celebração da Páscoa – é um tempo de reflexão, em que os fiéis são convidados a fazer uma avaliação de sua caminhada. De acordo com o padre Firmino Santana e Sousa, temos três atos de piedade: jejum, caridade e oração.
Ele esclarece que o jejum não é obrigatório, mas é uma experiência de ficar um tempo sem comer, para entender quem passa necessidade e ser solidário. É oferecer um sacrifício, simbolizando também o controle sobre determinadas necessidades. 
Já a caridade é partilhar o que você tem, expressando assim a compaixão pelos necessitados. “E temos ainda a oração. É agradecer pela família, pelo trabalho, pela vida em si. É estarmos mais próximos de Deus”, destaca. 

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 
A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”, e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Os grupos de família, bem como as comunidades, já estão trabalhando esse tema. De acordo com o Padre Firmino, o objetivo central é refletir sobre as relações. 
Ele enfatiza o quanto as pessoas se tornaram individualistas, principalmente após a pandemia. “A campanha mostra que precisamos do outro para viver. Chamamos atenção inclusive para as redes sociais, pois estamos isolados no mundo virtual. Muitas pessoas passam 8h diárias focados nisso, mas não conversam com quem está em volta. Então a campanha pede que, através de Jesus, retornem para o mundo real. Que se relacionem com o outro, sintam o cheiro, entreguem e recebam amor, abracem e sejam abraçados, dialoguem. Que se reúnam para tomar chimarrão junto com os amigos, vizinhos ou com a família”, orienta. 

Fonte: Camilla Constantin/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...