PREVENÇÃO - 01/03/2024 08:05

Neste ano, mais de 140 crianças e adolescentes de Maravilha já receberam a vacina contra o HPV

Imunizante é disponibilizado de forma gratuita para meninos e meninas, de 9 a 14 anos
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Arquivo/ O Líder
A vacinação é considerada a medida mais eficaz para prevenir o HPV. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza esse imunizante para meninos e meninas, de 9 a 14 anos. De acordo com a Sala de Vacinas, são administradas duas doses, com intervalo de seis meses. “O retorno em tempo oportuno para a segunda dose é importante, mas caso o adolescente faça a procura com intervalo maior, não importando a idade, deverá ser igualmente vacinado para completar o esquema”, esclarecem. 
Nos primeiros dois meses de 2024, mais de 140 crianças e adolescentes de Maravilha já receberam a vacina contra o HPV, capaz de proteger contra diferentes tipos de câncer, como de ânus, vagina, pênis, colo de útero e outros. Conforme informações repassadas pela Sala de Vacinas, a procura no município está dentro do esperado. 
Segundo o Ministério da Saúde, o principal motivo para quem opta por não fazer a vacina é a desinformação, com questionamentos infundados sobre a segurança e eficácia. “Às vezes acontece de alguns pais acharem que os filhos vão desenvolver a sexualidade precocemente, por exemplo. Ou também envolvem questões de religião. Porém, em nossa cidade, são raros os casos de pessoas que não querem fazer. Por aqui está bem tranquila a aceitação da vacina”, destacam. 

VACINADOS EM MARAVILHA NOS ÚLTIMOS ANOS
2021 - 515 vacinados
2022 - 498 vacinados
2023 - 725 vacinados
2024 (até o dia 23/02) - 148.

MARÇO LILÁS
No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a cor lilás traz a reflexão sobre o câncer de colo de útero, que em muitos casos pode ser prevenido – principalmente com a vacina contra o HPV. Assim, a campanha é voltada para a saúde feminina, com foco na conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Fonte: Camilla Constantin/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...