ROTINA DESAFIADORA - 01/03/2024 08:09 (atualizado em 01/03/2024 08:15)

Maravilha contabiliza 16 pacientes em tratamento de hemodiálise

Munícipes fazem três sessões por semana, em São Miguel do Oeste
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
O diagnóstico de insuficiência renal marca o início de uma jornada desafiadora para muitos pacientes, que necessitam do tratamento de hemodiálise para viver. Esse processo é realizado por uma máquina, que exerce o papel de filtrar o sangue e eliminar os resíduos prejudiciais à saúde.
Em Maravilha, são 16 pacientes em tratamento. São homens e mulheres, com idades variadas (em média entre 25 e 75 anos). Conforme a secretária de Saúde, Miriane Sartori, esse número vem aumentando, principalmente nos últimos três anos. 
O tratamento é feito em uma clínica renal, em São Miguel do Oeste. Ela destaca que não há dificuldade em encontrar vagas para atender a demanda do município, no entanto o desafio é conseguir transplantes de rim. “A doação de órgãos é muito importante. A família nem sempre é compatível e esses pacientes geralmente esperam por muito tempo”, destaca. 

ROTINA DE SESSÕES
Os pacientes encaram uma dura rotina para receber o tratamento. De acordo com o coordenador do transporte e motorista, Valmir Sartori, os pacientes costumam fazer três sessões por semana, nas terças, quintas e sábados.
Os pacientes de Maravilha que utilizam o transporte da Secretaria de Saúde saem do município às 8h30, para fazer as sessões em São Miguel do Oeste. São buscados e deixados em casa, ficando praticamente o dia todo fora, em função do tratamento. “É uma rotina puxada, algo que precisa ser feito sempre, não importa a data. Não existe férias”, enfatiza.

DIA MUNDIAL DO RIM 
O Dia Mundial do Rim, comemorado na segunda quinta-feira do mês de março, foi instituído com o objetivo de informar a população sobre as doenças renais, com foco na prevenção e na incorporação de práticas saudáveis, como: ter uma alimentação equilibrada, manter-se hidratado, não fumar, fazer exercícios regularmente, controlar a pressão arterial e diabetes, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, etc. 
A doença renal crônica tem avanço silencioso, o que leva muitas vezes ao diagnóstico tardio. Os sintomas podem incluir mal-estar, fadiga, perda de apetite, vontade de ir ao banheiro várias vezes durante a noite, náuseas, inchaço, falta de ar, dor nas costas, entre outros.

Fonte: Camilla Constantin/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...