Nesta sexta-feira (8) é comemorado o Dia Internacional da Mulher, uma data voltada para celebrar as conquistas femininas e, principalmente, chamar a atenção para questões de respeito e igualdade de direitos.
Um dos temas em destaque é o crescente empreendedorismo feminino no Brasil. De acordo com dados do Sebrae, o Brasil conta atualmente com mais de 10 milhões de mulheres donas de seus próprios negócios. Somente em Santa Catarina, são mais de 400 mil empreendedoras.
Porém, não são só motivos para comemorar. Esse aumento se deve, em parte, à necessidade de muitas mulheres, que decidem empreender diante da dificuldade de encontrar um emprego que garanta independência financeira e flexibilidade para conciliar a vida pessoal e profissional.
Além disso, são muitos desafios a enfrentar nessa jornada: falta de investimentos e valorização, culpa, sobrecarga, etc. Nesse cenário, é notável o quanto é necessário o apoio entre mulheres, principalmente para compartilhar experiências e conhecimento.
Como forma de homenagem, a equipe de reportagem do Jornal O Líder entrou em contato com cinco empreendedoras de Maravilha, que atuam em diferentes segmentos. A pergunta foi: “Qual aprendizado transformou a sua trajetória como empreendedora e você gostaria de repassar para outras mulheres?”. Confira as repostas a seguir.