CONTRA OU A FAVOR? - 15/03/2024 08:15

Jornal O Líder faz enquete sobre Projeto de Lei que visa estabelecer a proibição ao consumo de cigarro em praças e parques

Proposta também inclui a utilização de narguilé e cigarro eletrônico
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Um projeto de lei que proíbe o uso de cigarros em praças e parques de Santa Catarina foi aprovado neste mês pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A proposta, de autoria do deputado Jair Miotto (União Brasil), também inclui a utilização de narguilé e cigarro eletrônico.
Nesta semana a equipe de reportagem do Jornal O Líder fez uma enquete no perfil do Instagram (@liderfmwh) a respeito do assunto. Ao todo, 78% votaram na opção “sou a favor, é prejudicial para a saúde de todos.” Em contrapartida, 22% selecionaram a opção “sou contra, deve ser uma escolha pessoal.”  
Tal projeto ainda vai seguir para outras etapas, dependendo assim de novas aprovações para ser aplicado. A matéria prevê multa de R$ 5 mil – e o valor pode dobrar em caso de reincidência em um intervalo de dois anos. 

JUSTIFICATIVA
Na justificativa, o deputado diz que aqueles que buscam ter uma vida mais saudável ao ar livre não devem ser obrigados a conviver com esse vício. “Quem deseja se intoxicar com o cigarro pode dirigir-se à rua ou avenida mais próxima – ou seja, o direito de fumar publicamente não está tolhido”, argumenta.
O projeto visa garantir qualidade de vida e bons exemplos às crianças, bem como proporcionar saúde aos adultos que frequentam praças e parques. “A fumaça do cigarro contém toxinas que produzem irritação nos olhos, nariz e garganta e causam problemas pulmonares, ocasionando alergia respiratória em fumantes e não-fumantes”, destaca. 

OPINIÕES 
O Líder conversou sobre o assunto com dois maravilhenses, que possuem opiniões distintas sobre o assunto. Eles justificaram seus pontos de vista, mas preferiram não se identificar. Confira a seguir. 

Fonte: Camilla Constantin/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...