Foto: Divulgação
As cicatrizes são muito mais do que marcas visíveis na pele. Elas são o resultado do processo de cicatrização do corpo após traumas, queimaduras ou cirurgias – e podem ter implicações muito mais profundas para a saúde.
A fisioterapeuta Gabriela Zanon Trento explica como essas cicatrizes podem impactar o corpo e a importância de cuidado adequado. “Quando qualquer tecido do nosso corpo sofre uma lesão, como em uma cirurgia ou acidente, inicia-se o processo de cicatrização. Porém, se o corpo não estiver em equilíbrio, seja por estresse, má alimentação ou outros fatores, essa cicatrização pode gerar um fenômeno que chamamos de sensibilização periférica ou central. Isso ocorre quando o tecido cicatricial fica liberando mediadores inflamatórios e enviando constantemente uma informação ao nosso sistema nervoso. Esse estado de irritação tecidual e inflamação pode gerar dor não só no local, mas também em outras partes do corpo, o que chamamos de dores referidas”, afirma.
Essas dores podem estar próximas ou distantes da cicatriz, mas por conta da inervação periférica e central, podem estar relacionadas. “Por exemplo, uma cicatriz de cesárea pode estar relacionada com dores nas costas, no pescoço e em outras regiões do corpo devido sua inervação e também devido às aderências e à falta de mobilidade dos tecidos afetados, que pode gerar compensações e adaptações nos tecidos e na postura”, diz.
SUGESTÕES
- Se você tem uma dor persistente, que já tentou tratar de várias formas e não melhora, considere procurar um terapeuta manual especializado. Ele poderá avaliar, mobilizar e tratar cicatrizes que, muitas vezes, são a origem dessas dores.
- Se não tem dores e possui cicatrizes, vale a pena investir em um trabalho de prevenção, pois ela já pode estar aderindo os tecidos e causando compensações de mobilidade. Isso pode evitar que, no futuro, essa cicatriz cause sobrecarga em outras partes do corpo.
- Mantenha-se em equilíbrio: um corpo em equilíbrio se adapta melhor às alterações que aparecerem. Como? Pratique exercício físico, tenha uma alimentação balanceada, mantenha o controle emocional, e sempre que notar algo de diferente no seu corpo ou algum sinal de que ele não está trabalhando bem, procure um profissional para auxiliá-lo. Cuidar das cicatrizes é cuidar da saúde como um todo!