O que será feito? - 25/10/2024 08:39 (atualizado em 25/10/2024 08:47)

Plano de Governo de Vinicius Ventura e Nadia Signor cita 11 áreas de propostas

Cartilha de compromissos é voltada para a gestão 2025/2028
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Refletindo o desejo de uma grande parcela dos maravilhenses por renovação, Vinicius Ventura (PP) e Nadia Signor (PSDB Cidadania) foram eleitos para assumir o Executivo, com mais de dois mil votos de diferença. A dupla alcançou a maioria dos votos em 10 dos 11 locais de votação distribuídos na cidade e no interior. 
Aos 26 anos, Vinicius foi um dos prefeitos eleitos mais jovens do estado. Entre os 295 municípios catarinenses, foram eleitos quatro prefeitos com menos de 30 anos. Além de Vinicius, Wesley Terribile (PL), de 25 anos, estará à frente da cidade de Águas Frias, no Oeste; Geleade Wollert (MDB) foi eleito em Doutor Pedrinho, com 29 anos; e Rodrigo (MDB) foi eleito prefeito de Petrolândia, aos 27 anos. 
Agora, passado o momento de eleição, relembrar as propostas é importante na medida em que é possível acompanhar e entender o que deve ser feito no município nos próximos quatro anos. Acompanhe na sequência um resumo do Plano de Governo, que conta com o total de 11 áreas de propostas.

CARTILHA DE COMPROMISSO

Desenvolvimento econômico
Com o slogan “Maravilha precisa de você!”, a cartilha de compromissos inicia com o tema desenvolvimento econômico. Sobre o assunto, algumas propostas são: realizar feiras e exposições; regularização das áreas industriais e empresariais do município e definição de novas áreas industriais; e estimular a realização de cursos profissionalizantes nas áreas de necessidade da indústria e do comércio local. Outro ponto de destaque é estimular o primeiro emprego, bem como melhorar a parceria com a CDL e Associação Empresarial.

Saúde
Na área da saúde, uma das promessas é viabilizar a contratação de mais médicos pediatras – assunto que foi alvo de muitas reclamações nos últimos anos. A cartilha de compromissos também traz como meta otimizar e aumentar a resolutividade nos atendimentos realizados na rede de atenção primária e promover mutirões de exames e cirurgias, para diminuir as filas. Ainda, Vinicius e Nadia pretendem fortalecer a parceria com o Hospital São José, melhorar a frota de veículos da Secretaria de Saúde, ampliar o programa de atendimento para as pessoas com autismo e lutar junto ao Governo Federal para que haja a implantação no SAMU de Unidade de Suporte Avançado (UTI móvel) em Maravilha.

Educação
Para a área da educação, Vinicius e Nadia, que são professores, pretendem garantir o atendimento em vagas para a Educação Infantil. Além disso, o plano cita: implantação de novas qualificações para estudantes do ensino médio; garantir a aplicação do Piso Nacional Salarial do Magistério; criar a Rede de Cuidado ao Profissional da Educação; Estimular o ensino de empreendedorismo, educação financeira e responsabilidade fiscal nas turmas do ensino fundamental; ampliar o auxílio transporte para estudantes do ensino superior; Ampliar o CEI Erica Maldaner e o CEI Pequeno Príncipe; e viabilizar recursos para a construção de uma escola de ensino fundamental. A ideia ainda é melhorar os espaços físicos das unidades, além de avançar na renovação do mobiliário, equipamentos e tecnologias necessárias. 

Agricultura
Um dos principais objetivos na área da agricultura é viabilizar recursos para concluir a pavimentação asfáltica até as comunidades rurais que ainda não foram contempladas. A dupla pretende ainda desenvolver o “Programa Emergencial Recupera Maravilha”, voltado para a melhoria das estradas rurais e definição de mecanismos de manutenção periódica. O plano ainda cita: melhorar o espaço físico da feira destinada para a comercialização de produtos oriundos da agricultura/agroindústrias; ampliar e qualificar os programas de incentivos existentes conforme as demandas elencadas juntamente com o Conselho Municipal de Agricultura; incentivar a produção orgânica; retomar o serviço de coleta de materiais recicláveis nas propriedades rurais; e investir na melhoria da rede de internet rural.

Urbanismo, meio ambiente e mobilidade
Nesta área, ganha notoriedade o desenvolvimento de um Plano de Prevenção a Desastres e a realização de obras de prevenção nas áreas suscetíveis a riscos. Ainda no assunto, consta no plano a conclusão das obras do Rio Iracema, construção e alargamento de pontes existentes, efetivação de paisagismo e revitalização na parte já executada, respeitando a flora local. Outras propostas são: desenvolver um projeto de urbanização e paisagismo para locais que precisam de requalificação urbana; reformular as iniciativas de terceirização de serviços de manutenção de ruas, praças e jardins através de parcerias como “Adote uma Praça”; ampliar as parcerias que dizem respeito ao bem-estar animal; e investir em projetos para o enfrentamento da estiagem.

Infraestrutura
Seguindo uma sugestão da comunidade, uma das promessas é revitalizar a Praça Padre José Bunze (da matriz), localizada na área central do município. Outro destaque é a conclusão do Bosque da Memória/Jardim das Emoções como um espaço para lazer e turismo, algo muito aguardado pelos maravilhenses. Consta no plano a criação de um Parque Municipal Ecológico, visando um novo espaço de convivência e a sustentabilidade ambiental. As propostas ainda incluem: viabilizar recursos para dar continuidade às obras de pavimentação da Estrada Municipal do contorno viário; idealizar e buscar recursos para um novo contorno viário no sentido Oeste do município; projeto urbanístico para a Avenida Presidente Vargas; novas praças, parques infantis e academias ao ar livre nos loteamentos e nas comunidades rurais ainda não contempladas; investir em sustentabilidade nos prédios públicos, implantando técnicas de reaproveitamento de água da chuva e energias renováveis; melhorar as condições de trafegabilidade das vias urbanas; ampliar a capacidade de tratamento, distribuição e reservação de água; revitalizar o Cemitério Jardim da Paz; implantar no novo Cemitério Municipal uma Capela Ecumênica; e ampliar o tratamento de esgoto sanitário.

Esporte e Lazer
Ganha notoriedade nesta área a criação do “Complexo Esportivo de Maravilha”, contemplando ginásio, campo de futebol, piscina, pista de atletismo, quadras poliesportivas, quadras de areia, academia ao ar livre e parque infantil. As propostas contemplam ainda: investir e ampliar os projetos de escolinhas esportivas para crianças e adolescentes; impulsionar os clubes do município na participação do esporte amador; aperfeiçoar e valorizar os profissionais do esporte; promover a integração de outras práticas esportivas, como trilhas ecológicas, rapel, motocross, skate, etc.; promover campeonatos e jogos abertos municipais; e organizar incentivos/repasses para entidades esportivas de forma isonômica, considerando as particularidades das entidades.

Administração e gestão pública
Neste tópico, um dos objetivos é criar o Núcleo Municipal de Combate a Corrupção, com a participação de representantes da sociedade civil. Ainda, revisar o Plano Diretor, ajustando o texto à realidade de Maravilha. Estão na lista: melhorar as ferramentas disponíveis no Portal da Transparência; implantar ferramenta de acompanhamento de filas de espera para serviços municipais; instituir o plano “Prefeitura Aberta”, visando a disponibilização de informações em formato aberto para livre utilização pelo município e pela sociedade; implantar mecanismo de monitoramento da frota de veículos da prefeitura, com acesso em tempo real da localização, consumo de combustível e gasto médio com manutenção; e revisar os contratos existentes.

Habitação e segurança pública
Nesta área Vinicius e Nadia querem implantar um programa habitacional voltado às famílias de baixa renda, além de desenvolver projetos habitacionais sustentáveis que incluam a utilização de materiais alternativos. Entre as propostas voltadas para a segurança pública, estão: lutar junto ao Governo do Estado por mais efetivo nos quadros de segurança pública; ampliar o sistema de monitoramento por vídeo; e apoiar e reivindicar junto ao Estado a construção/ampliação do quartel da Polícia Militar de Maravilha.

Cultura
A cartilha de compromissos cita como objetivo fomentar a cultura por meio da promoção e organização de espaços culturais, editais, premiações, festivais e eventos em diferentes áreas artísticas, bem como disponibilizar novas turmas e modalidades de oficinas culturais.  As propostas também incluem: reativação e fomento do projeto Bandas e Fanfarras Unidas pela Música; ampliar a parceria com a Amarap e os artesãos de Maravilha; valorizar corais e grupos de cantos; e reformular as programações festivas (feriados e datas comemorativas).

Assistência Social
Nesta área a ideia é viabilizar que o atendimento da Secretaria de Assistência Social esteja mais próximo do público, em outro endereço. O Plano de Governo ainda inclui: fortalecer o serviço de atendimento às situações de emergência e calamidade pública; fomentar as parcerias com a iniciativa privada na oferta de vagas para o público da assistência social em cursos de qualificação profissional e empreendedorismo; instituir novas ações para o tratamento de dependentes de álcool e drogas; desenvolver projeto social de revitalização de bairros que necessitem, em parceria com moradores; dar suporte a grupos de apoio e associações de cunho social; e ampliar a parceria e a conexão entre assistência social e secretaria de saúde de modo a atender demandas específicas, principalmente com relação a usuários de drogas e vítimas da violência.

Fonte: Camilla Constantin/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...