Procon de Maravilha fica localizado na Avenida Araucária (Foto: Arquivo/O Líder)
De janeiro a outubro, o Procon de Maravilha realizou mais de duas mil consultas. Ao todo, foram 470 procedimentos registrados. Conforme Rodrigo Campana, diretor do Procon Municipal de Maravilha, em 2023 e 2024 as operadoras telefônicas deixaram de ser o principal motivo de reclamações. Atualmente, empréstimos consignados e descontos indevidos em aposentadorias lideram o ranking.
REGISTROS FREQUENTES NO MUNICÍPIO
1º: Empréstimos consignados e descontos indevidos em aposentadorias
2º: Compras feitas na internet (sites falsos, não entrega do produto)
3º: Operadoras de telefonia e empresas de internet
4º: Reclamações referentes ao comércio local.
BLACK FRIDAY
A Black Friday é bastante aguardada pelos consumidores, já que promete reunir promoções em diversas categorias de produtos. Em 2024 ela será no dia 29 de novembro, mas desde o início do mês podem ser observados descontos, seja em sites ou no comércio local. Provavelmente, você até já se deparou com propagandas de “Black Friday antecipada”. Entretanto, é importante ter alguns cuidados.
Pensando nisso, a equipe de reportagem do Jornal O Líder entrou em contato com o Procon Municipal. Confira na sequência as principais recomendações.
DICAS
- Antes da Black Friday, acompanhe os preços dos produtos/serviços que deseja adquirir. Anote preços e guarde as informações da sua pesquisa, incluindo site e data. Assim, caso haja fraude, você terá como comprovar;
- Cuidado com compras em sites estrangeiros, já que as regras do Código do Consumidor não se aplicam se o site não tiver representantes no Brasil;
- Consulte sempre a página oficial da loja;
- Verifique a reputação do fornecedor;
- Evite fazer compras em sites onde as únicas formas de pagamento são boleto e pix;
- Ao efetuar o pagamento via pix, consulte os dados do destinatário para ver se conferem com o CNPJ da loja. Em caso que o destinatário seja um CPF, evite fazer a compra e consulte o Procon;
- O consumidor que realizar a compra pela internet ou telefone terá direito ao prazo de arrependimento, que é de sete dias a partir da entrega do produto. Neste caso, o consumidor pode devolver o produto e receber o dinheiro de volta. Essa regra não se aplica para compra em lojas físicas, por isso, verifique antecipadamente a política de troca da loja.