Foto: Camilla Constantin/O Líder
Personagens femininas que, de uma forma ou outra, refletem ações vinculadas à realidade social. É isso que você vai encontrar nas indicações do “Tu tem que ler elas”, clube do livro idealizado pelas amigas Cíntia Giovana Stacke e Bruna Rauber Bauermann.
A ideia surgiu ainda na época de pandemia, com o intuito de compartilhar leituras e discutir a construção do papel da mulher na sociedade, por meio do ponto de vista de diversas autoras. “Já tínhamos feito nossas leituras em dupla em alguns momentos: escolhíamos um livro e líamos ao mesmo tempo. Foi uma forma de manter e fortalecer nosso vínculo de amizade e compartilhar os acontecimentos das leituras. Com o passar do tempo, sentimos a necessidade de compartilhar com mais pessoas”, destacam.
Bruna conta que já havia participado de um clube do livro online organizado por fãs de Harry Potter e quis trazer o conceito para a realidade local. A iniciativa ficou adormecida por algum tempo, mas no último ano a dupla pensou na possibilidade de oferecer encontros presenciais e colocou a ideia em prática.
COMO FUNCIONA
Quem deseja participar dos encontros, que acontecem uma vez ao mês, pode entrar em contato pelo perfil do instagram (@tutemqueler), ou diretamente com as idealizadoras do projeto.
Cada reunião dura aproximadamente 2h, tempo necessário para abordagem dos tópicos de discussão. “Também temos um grupo no WhatsApp em que compartilhamos leituras para além da nossa lista, expressamos as opiniões sobre o livro do mês e combinamos os encontros presenciais”, afirmam.
Em outubro, o livro do mês é Se não Fosse por Você, da autora Laura Amorim. Já para o mês de novembro, o escolhido foi: Assassinato no Expresso Oriente, de Agatha Christie – um romance policial que é considerado um clássico da literatura.