ALTA TEMPORADA - 29/11/2024 08:22

Operação Veraneio em Maravilha e região conta com vistorias preventivas

Corpo de Bombeiros divulga recomendações para evitar afogamentos
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático mostram que 15 pessoas morrem afogadas diariamente no país (Foto: Arquivo/O Líder)
Em dias de calor intenso muitas pessoas buscam locais para se refrescar. Na região, por exemplo, é comum programações de lazer em rios, lagos, açudes ou piscinas. Pensando nisso, nessa época do ano o Corpo de Bombeiros dedica atenção especial para os perigos relacionados a ambientes aquáticos.
Divulgação/ Corpo de Bombeiros
De acordo com o Major BM Diogo Battaglin, Comandante da 3ª Companhia/12ºBBM (Maravilha), a Operação Veraneio teve início no mês de novembro e segue até o dia 21 de abril de 2025 – a data exata pode variar anualmente, dependendo das condições climáticas e da demanda por segurança nas áreas aquáticas.
Nesse contexto, diversas ações estão previstas. Em Maravilha e nos municípios atendidos pela 3ª CIA/12ºBBM (Iraceminha, Flor do Sertão, Tigrinhos, São Miguel da Boa Vista e Santa Terezinha do Progresso), são promovidas vistorias preventivas em áreas de lazer próximas a rios, lagos e represas, a fim de garantir a segurança dos banhistas. 
Também são feitas campanhas educativas para conscientizar a população sobre os riscos de afogamento. Sobre o assunto, vale destacar a importância do Projeto Golfinho, que visa orientar as crianças sobre os cuidados em ambientes aquáticos.

DADOS
Na área de atuação do 12° Batalhão, foram oito afogamentos atendidos pela corporação nos anos de 2021, 2022 e 2023. Destes, cinco óbitos. “Há uma preocupação constante com afogamentos em áreas de água doce, onde não há vigilância constante, como açudes e rios isolados. A maior parte dos casos ocorre em áreas sem a presença de guarda-vidas”, destaca Battaglin.

ORIENTAÇÕES
Para prevenir acidentes, o CBMSC recomenda:
- Evitar nadar sozinho em rios, lagos ou áreas sem vigilância;
- Não entrar na água após consumir álcool;
- Supervisionar crianças o tempo todo, mesmo em águas rasas;
- Respeitar a sinalização e orientações dos bombeiros em áreas de banho;
- Evitar mergulhos em águas desconhecidas, devido ao risco de choque com pedras ou outros objetos submersos;
- Se estiver em dúvida sobre a segurança da área, consultar a corporação antes de procurar um local de banho.
Fonte: Camilla Constantin/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...