Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático mostram que 15 pessoas morrem afogadas diariamente no país (Foto: Arquivo/O Líder)
Em dias de calor intenso muitas pessoas buscam locais para se refrescar. Na região, por exemplo, é comum programações de lazer em rios, lagos, açudes ou piscinas. Pensando nisso, nessa época do ano o Corpo de Bombeiros dedica atenção especial para os perigos relacionados a ambientes aquáticos.
Divulgação/ Corpo de Bombeiros
De acordo com o Major BM Diogo Battaglin, Comandante da 3ª Companhia/12ºBBM (Maravilha), a Operação Veraneio teve início no mês de novembro e segue até o dia 21 de abril de 2025 – a data exata pode variar anualmente, dependendo das condições climáticas e da demanda por segurança nas áreas aquáticas.
Nesse contexto, diversas ações estão previstas. Em Maravilha e nos municípios atendidos pela 3ª CIA/12ºBBM (Iraceminha, Flor do Sertão, Tigrinhos, São Miguel da Boa Vista e Santa Terezinha do Progresso), são promovidas vistorias preventivas em áreas de lazer próximas a rios, lagos e represas, a fim de garantir a segurança dos banhistas.
Também são feitas campanhas educativas para conscientizar a população sobre os riscos de afogamento. Sobre o assunto, vale destacar a importância do Projeto Golfinho, que visa orientar as crianças sobre os cuidados em ambientes aquáticos.
DADOS
Na área de atuação do 12° Batalhão, foram oito afogamentos atendidos pela corporação nos anos de 2021, 2022 e 2023. Destes, cinco óbitos. “Há uma preocupação constante com afogamentos em áreas de água doce, onde não há vigilância constante, como açudes e rios isolados. A maior parte dos casos ocorre em áreas sem a presença de guarda-vidas”, destaca Battaglin.
ORIENTAÇÕES
Para prevenir acidentes, o CBMSC recomenda:
- Evitar nadar sozinho em rios, lagos ou áreas sem vigilância;
- Não entrar na água após consumir álcool;
- Supervisionar crianças o tempo todo, mesmo em águas rasas;
- Respeitar a sinalização e orientações dos bombeiros em áreas de banho;
- Evitar mergulhos em águas desconhecidas, devido ao risco de choque com pedras ou outros objetos submersos;
- Se estiver em dúvida sobre a segurança da área, consultar a corporação antes de procurar um local de banho.