Divulgação/PM
Mais de sete mil atendimentos foram registrados pela Polícia Militar de Maravilha ao longo do ano (de 1° de janeiro a 15 de dezembro). De acordo com o Capitão PM Junior Tatsch, Comandante da 2ª Companhia, o ano de 2024 foi de muito trabalho, com destaque para as atividades e programas preventivos, a exemplo do PROERD, CONSEG, Rede Catarina de Proteção à Mulher, Programa Escola Mais Segura, além da ampliação da Rede Rural de Segurança e do sistema de videomonitoramento.
O comandante afirma que a PM atua na orientação, fiscalização e, conforme o caso, na repressão de infrações administrativas e penais relativas ao trânsito. Ainda, busca coibir ilícitos penais, como tráfico/posse de drogas, por exemplo.
Ele explica que para a realização do policiamento é usado um sistema de georreferenciamento das ocorrências, o que permite priorizar aquelas áreas/bairros/ruas com maior incidência criminal ou de infrações de trânsito. Ou seja, são identificados os locais e horários de maior incidência de ocorrências, para então definir o emprego das guarnições de serviço, com especial atenção às escolas, repartições públicas e comércio.
“Por fim, e ao todo, foram quase 7,5 mil atendimentos realizados durante o ano, com o esforço e dedicação de cada policial militar, fechando o período com ótimos resultados, demonstrando o firme compromisso da Polícia Militar com a segurança da comunidade. Ao mesmo tempo agradecemos aos órgãos públicos, empresas e a comunidade em geral pela confiança e pelas parcerias, e a imprensa pela divulgação do nosso trabalho”, diz.
FURTOS
No período de abril a junho houve um aumento expressivo na quantidade de furtos em Maravilha. “Após uma minuciosa coleta de informações foram implementadas estratégias de policiamento que produziram excelentes resultados: de 1º de junho até 15 de julho a Polícia Militar realizou a prisão de 130 pessoas, a maioria delas envolvidas em crimes de furto e tráfico de drogas. Durante o ano foram recuperados 22 veículos automotores furtados, além de outros objetos; todas essas ações contribuíram com a redução de crimes contra o patrimônio, restabelecendo a tranquilidade pública”, afirma Tatsch.
Ele enfatiza que nove pessoas foram identificadas como autoras contumazes de crimes e, juntas, possuem 487 boletins de ocorrência; com a prisão delas, os números de furtos recuaram em quase 90%. Porém, voltaram a subir nos últimos dois meses (outubro e novembro) em razão da concessão de liberdade provisória.
AÇÕES PREVENTIVAS
SERVIÇOS OPERACIONAIS