Quando você está no período de férias, os assuntos profissionais continuam sendo o ponto central das conversas? Você segue acompanhando tudo o que acontece no grupo de trabalho, mesmo enquanto toma sol, relaxa na piscina ou, ainda, durante as refeições? Sente dificuldade de impor limites e possui sensação de cansaço? Existe a ideia de que, se parar para descansar, irá perder algo super importante? Se a maioria das respostas for sim, é preciso tomar cuidado.
De acordo com a psicóloga Fernanda Unser, muitas pessoas sentem prazer em estar produzindo e isso é algo saudável. Porém, somente até certo ponto. “Para muitas pessoas pode ser difícil descansar, já que pode estar incutido um pensamento de inutilidade, improdutividade, incapacidade, sentir-se uma fraude quando não estão produzindo ou ocupadas. Isso é sinal vermelho de alerta”, afirma.
Mente descansada é sinônimo de clareza e produtividade. A profissional explica que se você não consegue descansar e sente que a sua mente está acelerada o tempo todo, isso pode estar relacionado a uma emoção que está cada vez mais intensa em nossos dias: a ansiedade. “Aprendemos que devemos estar em constante produção, estar produzindo enquanto os outros descansam/dormem. Isso é mentira! Sem descanso, a possibilidade do nosso desempenho cair e nos sentirmos esgotados é muito maior”, diz.
Junto com a ansiedade, podem aparecer preocupações excessivas (tentativa de antecipar e prever problemas futuros) e ruminações (pensamentos repetitivos sobre erros do passado). Ambas interferem na nossa habilidade de agir e lidar com as situações. Assim, ela afirma que é preciso olhar para os fatos e identificar o que está sob seu controle. “Não cuidar da nossa saúde mental pode levar ao adoecimento e/ou afetar o nosso desempenho. Mudanças exigem processo. Processo requer tempo, dedicação e constância”, diz.
O QUE FAZER?
– Direcione a sua atenção ao presente (mindfulness): curta os momentos, coma devagar e sinta o sabor da comida, sinta a água caindo do chuveiro durante o banho. Esses são alguns exemplos para você trazer a sua mente para o presente e desacelerar.
– Faça a higiene do sono: procure dormir em um ambiente calmo, confortável e escuro; evite o consumo de café, chimarrão, refrigerante, chá preto, chocolate e álcool antes de dormir; fique longe de telas (celular, computador e tablets) por no mínimo uma hora antes de dormir; exposição solar saudável durante o dia, etc.
– Seja gentil consigo: ninguém precisa saber e dar conta de tudo. A resiliência e a calma valem mais que a busca por perfeição.
– Trabalhe a flexibilidade e a adaptação: quando temos flexibilidade cognitiva e resiliência para nos adaptarmos às situações, conseguimos lidar de forma mais saudável com as emoções, com os problemas e as dificuldades que aparecem na nossa vida diária.
– Não acredite em tudo que você pensa e sente: as emoções podem ter o poder de influenciar os nossos pensamentos, comportamentos e percepção sobre a realidade (vice-versa). Por exemplo, sentir culpa (emoção) por descansar pode levar a um pensamento que descansar é errado, ruim ou é perda de tempo. Essa é uma ideia distorcida da realidade.
– Compreenda o seu funcionamento: compreender como é o nosso funcionamento cognitivo, emocional e comportamental é muito importante. Quando nos entendemos, conseguimos lidar de forma mais resolutiva com as situações e problemas que aparecem.
Foto: Pexels