DESCANSO? - 10/01/2025 08:01

Psicóloga aborda a dificuldade de se desligar do trabalho durante as férias

Mesmo em dias de folga, muitos profissionais sentem culpa pela falta de produtividade
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Quando você está no período de férias, os assuntos profissionais continuam sendo o ponto central das conversas? Você segue acompanhando tudo o que acontece no grupo de trabalho, mesmo enquanto toma sol, relaxa na piscina ou, ainda, durante as refeições? Sente dificuldade de impor limites e possui sensação de cansaço? Existe a ideia de que, se parar para descansar, irá perder algo super importante? Se a maioria das respostas for sim, é preciso tomar cuidado. 
De acordo com a psicóloga Fernanda Unser, muitas pessoas sentem prazer em estar produzindo e isso é algo saudável. Porém, somente até certo ponto. “Para muitas pessoas pode ser difícil descansar, já que pode estar incutido um pensamento de inutilidade, improdutividade, incapacidade, sentir-se uma fraude quando não estão produzindo ou ocupadas. Isso é sinal vermelho de alerta”, afirma. 
Mente descansada é sinônimo de clareza e produtividade. A profissional explica que se você não consegue descansar e sente que a sua mente está acelerada o tempo todo, isso pode estar relacionado a uma emoção que está cada vez mais intensa em nossos dias: a ansiedade. “Aprendemos que devemos estar em constante produção, estar produzindo enquanto os outros descansam/dormem. Isso é mentira! Sem descanso, a possibilidade do nosso desempenho cair e nos sentirmos esgotados é muito maior”, diz.
Junto com a ansiedade, podem aparecer preocupações excessivas (tentativa de antecipar e prever problemas futuros) e ruminações (pensamentos repetitivos sobre erros do passado). Ambas interferem na nossa habilidade de agir e lidar com as situações. Assim, ela afirma que é preciso olhar para os fatos e identificar o que está sob seu controle. “Não cuidar da nossa saúde mental pode levar ao adoecimento e/ou afetar o nosso desempenho. Mudanças exigem processo. Processo requer tempo, dedicação e constância”, diz.

O QUE FAZER?
– Direcione a sua atenção ao presente (mindfulness): curta os momentos, coma devagar e sinta o sabor da comida, sinta a água caindo do chuveiro durante o banho. Esses são alguns exemplos para você trazer a sua mente para o presente e desacelerar.
– Faça a higiene do sono: procure dormir em um ambiente calmo, confortável e escuro; evite o consumo de café, chimarrão, refrigerante, chá preto, chocolate e álcool antes de dormir; fique longe de telas (celular, computador e tablets) por no mínimo uma hora antes de dormir; exposição solar saudável durante o dia, etc.
– Seja gentil consigo: ninguém precisa saber e dar conta de tudo. A resiliência e a calma valem mais que a busca por perfeição.
– Trabalhe a flexibilidade e a adaptação: quando temos flexibilidade cognitiva e resiliência para nos adaptarmos às situações, conseguimos lidar de forma mais saudável com as emoções, com os problemas e as dificuldades que aparecem na nossa vida diária.  
– Não acredite em tudo que você pensa e sente: as emoções podem ter o poder de influenciar os nossos pensamentos, comportamentos e percepção sobre a realidade (vice-versa).  Por exemplo, sentir culpa (emoção) por descansar pode levar a um pensamento que descansar é errado, ruim ou é perda de tempo. Essa é uma ideia distorcida da realidade.  
– Compreenda o seu funcionamento: compreender como é o nosso funcionamento cognitivo, emocional e comportamental é muito importante. Quando nos entendemos, conseguimos lidar de forma mais resolutiva com as situações e problemas que aparecem.
Foto: Pexels
Fonte: Camilla Constantin/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...