Foto: Rejane de Lemes Feyh
Com uma equipe composta por cinco técnicos de enfermagem e cinco condutores socorristas, a Unidade de Suporte Básico (USB) 05 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Maravilha finalizou 2024 realizando uma média de 98 atendimentos por mês. As ações realizadas durante o ano de 2024 ocorreram em Maravilha e em diversos municípios da região. A equipe é responsável por prestar socorro em residências, vias públicas e locais de trabalho.
Mas afinal, como posso acionar o SAMU? Através da ligação no 192, os técnicos coletam as primeiras informações sobre a vítima, bem como a sua localização. Na sequência, a chamada é transferida para o Médico Regulador, profissional que irá identificar a emergência, passar orientações e, se necessário, acionar unidades móveis.
Atualmente, a estrutura do SAMU de Maravilha conta com três ambulâncias, e destas, duas viaturas novas. Realizando um balanço da operação do trabalho desenvolvido, a técnica de enfermagem Rejane de Lemes Feyh destaca que no decorrer do ano que passou foram adquiridos novos equipamentos e distribuídos novos uniformes. “A expectativa é que 2025 seja um bom ano para toda a equipe”, finaliza.
Em 2024 a coordenação do SAMU de Maravilha ficou sob responsabilidade da enfermeira Richelly Soares, trabalho que encerrou no dia 31 de dezembro. Neste ano, a função foi assumida por Pedro da Costa, o qual ingressou no SAMU em 2014, e possui graduação e pós-graduação em Gestão Pública.
ARTE WH COMUNICAÇÕES