LEITURA - 12/01/2025 10:03 (atualizado em 12/01/2025 10:26)

Que tal iniciar 2025 lendo um novo livro?

Em um cenário onde livros buscam maior espaço em nossa rotina, compilamos sugestões de obras para você aproveitar nestas férias
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
A sensação de ser arrebatado ou arrebatado por um livro é uma experiência marcante. Folhear as páginas e deixar os olhos e a mente percorrer as possibilidades da leitura, contribui de forma significativa para expandir o conhecimento.
Contudo, dados apontam que o hábito de ler livros não se encontra tão presente no dia a dia dos brasileiros. A 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) em 2024, revelou que a média nacional de leitores no país é de 47%, ou seja, indica que mais da metade dos brasileiros não está lendo livros. O levantamento é realizado desde 2001, e esta foi a primeira vez em que a maior parte da população não se considerou leitora. A pesquisa também apresentou dados separados por estado, onde Santa Catarina obteve a maior proporção de leitores, com 64% dos entrevistados. 
Que tal aproveitar o período de férias para colocar as leituras em dia e contribuir com a mudança deste cenário? Melhor ainda, incentivar a leitura entre as pessoas ao nosso redor. 
Através das redes sociais, nossa equipe de reportagem buscou sugestões de obras. Confira algumas das indicações recebidas: 

Ensaio Sobre a Cegueira - José Saramago: 
Publicado em 1995, este romance distópico explora os limites da civilização e da moralidade em uma sociedade que enfrenta uma epidemia inexplicável de cegueira.

Minha Avó Pede Desculpas - Fredrik Backman: 
Quando a vovó morre e deixa uma série de cartas pedindo desculpas a todas as pessoas com quem já errou, tem início a maior aventura da vida de Elsa. 

As Memórias de Eugênia - Marcos Bagno: 
A protagonista e narradora desta história relaciona-se com o mundo e as pessoas de uma forma bem particular: Eugênia é uma árvore que presencia o surgimento e o crescimento da cidade onde vive e sofre as consequências do progresso.

O Hobbit - J. R. R. Tolkien: 
Bilbo Bolseiro era um dos mais respeitáveis hobbits de todo o Condado até que, um dia, o mago Gandalf bate à sua porta. A partir de então, toda sua vida pacata e campestre soprando anéis de fumaça com seu belo cachimbo começa a mudar.

Por Lugares Devastados - John Boyne: 
Aguardada continuação de O menino do pijama listrado , este romance de John Boyne tem como protagonista Gretel Fernsby, irmã de Bruno.

Tudo É Rio - Carla Madeira:
O livro narra a história de Dalva, Venâncio e Lucy, três personagens cujas vidas se entrelaçam de maneira inesperada e impactante.


Ponto Final - A. J. Finn:
Vinte anos atrás, no réveillon de 1999, Sebastian Trapp, o grande escritor de livros de mistério, perdeu a esposa e o filho adolescente em circunstâncias suspeitas. Os dois desapareceram de locais diferentes e nunca mais foram encontrados. Teria o mestre dos crimes perfeitos cometido o crime perfeito?

Ideias Para Adiar o Fim do Mundo - Ailton Krenak:
Neste livro, o líder indígena critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, uma “humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”.































































































































*Sinopses retiradas dos livros retiradas da Amazon.

Sobre a pesquisa: A 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil teve dados coletados entre os dias 30 de abril de 2024 e 31 de julho de 2024. Foram entrevistados 5.504 brasileiros e brasileiras com mais de 5 anos, espalhados em 208 municípios, com questionário aplicado pessoalmente em 
seus domicílios.


Fonte: Tamara Finardi/ Rádio Líder/ WH Comunicações/ Jornal O Líder
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...