
Foto: Camilla Constantin/O Líder
De acordo com dados da Receita Federal, 8.184 maravilhenses entregaram a declaração do Imposto de Renda no último ano. Entre os registros, 454 foram feitos fora do prazo – o que representa 5% do total.
Em 2025, o período de entrega começou no dia 17 de março e segue até o dia 30 de maio. Diferente dos outros anos, a declaração pré-preenchida só estará disponível ao público a partir da próxima terça-feira, dia 1º de abril. Esta modalidade foi escolhida por 45% dos maravilhenses no último ano.
Quem opta por fazer a declaração pré-preenchida e pede o pagamento da restituição via PIX entra na fila de prioridade para receber a restituição. Este formato já conta com informações automáticas, sem a necessidade de digitação. O contribuinte fica responsável por verificar todos os dados e realizar alterações, como inclusão ou exclusão de informações, caso necessário.
O que acontece se eu não declarar o IR no prazo?
Os contribuintes têm até às 23h59 do dia 30 de maio para entregar a declaração de Imposto de Renda. Quem perder o prazo fica sujeito ao pagamento de multa para regularizar a situação.
Quando vou receber a restituição?
Os pagamentos da restituição serão efetuados em cinco lotes, no período de maio a setembro.
1º LOTE: 30 de maio;
2º LOTE: 30 de junho;
3º LOTE: 31 de julho;
4º LOTE: 20 de agosto;
5º LOTE: 30 de setembro.
Ao considerar as prioridades determinadas por lei, o pagamento das restituições segue uma ordem. Os primeiros a receber são os idosos com 80 anos ou mais, seguidos pelos contribuintes com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e aqueles que possuem doenças graves. Na sequência, vão ter prioridade os contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
Depois, entram na fila aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix, optando pela utilização de ambos os recursos. Logo após, são contemplados os que utilizaram a declaração pré-preenchida ou escolheram o Pix como forma de recebimento, utilizando somente um dos recursos. Por fim, os demais contribuintes recebem a restituição conforme a disponibilidade nos lotes seguintes.