![](https://wh3.com.br/galerias/noticias/640/190414100344_grafico2.jpg)
Comparativo de valores devidos por pessoas físicas e jurídicas (Arte: Fernando Zimmermann/WH Comunicações)
O ano mal começou e o comércio de Maravilha já soma aumento considerável nos índices de inadimplência. Somente em janeiro de 2019 o valor de contas atrasadas registradas no SPC/SC soma mais de R$ 480 mil. Esse número aumentou o montante total de valores que o comércio da cidade tem a receber. Conforme os dados cadastrados na base do SPC, o valor devido ao comércio ultrapassa R$ 20,4 milhões.
Neste montante total estão inclusos R$ 19,4 milhões de dívidas com registro normal e protesto e R$ 918,3 mil de cheques. A maior porcentagem são dívidas de pessoas físicas, que somam R$ 17,6 milhões em pagamentos atrasados, contra R$ 2,8 milhões de atrasos envolvendo empresas.
O número de registros normais e de protestos no SPC/SC é de 26.800 mil, além de outros 931 cadastros por problemas com cheque, considerando o período dos últimos cinco anos. Nesse número total é preciso considerar que um mesmo cliente pode ter mais do que um registro no SPC, caso tenha dívidas atrasadas em diferentes empresas.
Conforme os dados do sistema, o número de clientes do comércio local que estão com o CPF negativado no SPC é de aproximadamente 19 mil, além das mais de 700 empresas que também fazem parte dessa lista de devedores.
Vale destacar que esse número corresponde apenas aos registros do SPC/SC, desconsiderando valores cadastrados em outros sistemas usados para negativar clientes em dívida, a exemplo do Serasa. Há também de se considerar que muitos comerciantes acabam não negativando clientes inadimplentes, ou seja, o valor real de dívidas que o comércio tem a receber é ainda maior do que o montante citado acima.
CDL E AE ORIENTAM COMERCIANTES
![](https://wh3.com.br/galerias/noticias/640/190414100345_inadimpl_uncia.jpg)
Diretor de Comércio e SPC, Gilnei Berres
O diretor de Comércio e SPC da CDL e Associação Empresarial de Maravilha, Gilnei Berres, orienta aos comerciantes que é importante ter o hábito de fazer a venda segura, que não traga prejuízos ao estabelecimento. Para ele, essa é a forma de diminuir o índice de inadimplência e tornar o comércio mais forte e competitivo.
“É um número expressivo nossa inadimplência, sim, mas temos certeza, como CDL e Associação Empresarial, que o associado usando os serviços que dispomos vai reduzir esse quadro. Temos treinamentos para os associados, explicando os passos de uma venda segura, muito utilizado pelas grandes empresas e que diminui muito a inadimplência”, finaliza.