PAIXÃO PELA EDUCAÇÃO - 28/07/2020 08:47

MARAVILHA: Cidade das Crianças, terra de professores

Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Clenir Ester Zanotto fez parte da história de Maravilha como professora. Foto: Diana Heinz/O Líder
Maravilha é conhecida por ser a Cidade das Crianças. Um município cheio de crianças também tem muitos professores. Ao longo dos 62 anos de história, muitos estudantes passaram pelas mãos dos educadores maravilhenses. Em 2020 a educação municipal possui 230 professores contratados, a rede estadual 247 e a rede particular 24.
Clenir Ester Zanotto fez parte deste cenário por décadas. Ela começou sua história com a educação muito jovem, aos 16 anos. Hoje, com quase 70, relembra que quando criança queria ser médica. Pensava que ser professora seria muito difícil, exigia muito estudo. 
Não entrou para medicina por questões financeiras, mas tentou ser enfermeira. Fez um estágio no Hospital São José e não deu certo. Seguiu para o magistério. Teve que sair de Maravilha para estudar. Fez pedagogia e uma especialização em orientação educacional. A primeira instituição que Clenir atuou foi a Escola de Educação Básica João XXIII. 
Clenir como mentora do coral em apresentação na EEB Nossa Senhora da Salete 
Mais tarde efetivou-se na Escola de Educação Básica Nossa Senhora da Salete, onde atuou até se aposentar, em julho 1987, aos 47 anos. Sua experiência ultrapassou as paredes da sala da aula. Clenir deu aulas de alfabetização, música e desenho, entre outras. Também atuou na direção da Escola Salete por seis anos. 
Após a aposentadoria, continuo atuando na Escola Técnica de Comércio Rui Barbosa. A professora trabalhou no local por 15 anos e saiu um ano antes de seu fechamento; a notícia a deixou triste. No fim dos anos 1990 atuou na fundação do curso de pedagogia pela Unoesc e foi coordenadora da qualificação. Mais tarde trabalhou como mediadora e professora do curso de pedagogia à distância ofertado pela Udesc em Tigrinhos e Maravilha. 
A educação, para Clenir, tem amplo significado. Casada com Darci Zanotto, professor de educação física aposentado, Clenir teve três filhos: Katia, Mario e Gizele. As meninas são professoras de história e ele, biólogo. Segundo ela, é através do processo educacional que se faz a criação do respeito a todas as diferenças na sociedade. 
“A educação é importante na construção do ser. Na formação de indivíduos que respeitam culturas, etnias e demais diferenças”, argumenta
A professora atuou na formação de acadêmicos no curso de pedagogia da Udesc em Maravilha e Tigrinhos
MARAVILHA 
Para Clenir, Maravilha sempre foi um polo na educação. Contribuiu para a formação de pessoas ao longo de sua história, sendo elas da cidade ou região. Segundo ela, o investimento educacional semeia uma sociedade melhor. 

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Jornal O Líder/ Diana Heinz/ Wh Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...