SAÚDE À MESA - 22/02/2021 09:05

Risco de uma alimentação ultraprocessada sugere mais alimentos naturais

Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Suprir a fome pode parecer fácil. É só abrir um pacote e tudo está resolvido. Mas nem tanto assim. Os ultraprocessados, ou seja, alimentos fabricados que envolvem diversas etapas e técnicas de processamento e adição de ingredientes industriais possuem bem menos nutrientes do que uma fruta, por exemplo. Conforme a nutricionista Gabrieli Schaefer, aditivos introduzidos em alimentos industrializados podem prejudicar a saúde se consumidos em excesso.  
Nutricionista Gabrieli Schaefer fala sobre alimentação 
Segundo ela, cada organismo reage de um jeito aos conservantes, corantes, acidulantes e emulsificantes. Em alguns casos, o consumo pode ocasionar desde reações alérgicas como asma, renite, urticárias e até problemas de saúde mais sérios como o desenvolvimento de déficit de atenção em algumas crianças. “Esses problemas são ocasionados pelo excesso de consumo de aditivos presentes em alimentos como: refrigerantes, biscoitos, balas, gelatinas e outros. Eles podem desenvolver até mesmo produção de células cancerígenas há longo prazo. Alguns estudos apontam, por exemplo, que o uso de nitrito presente em embutidos, presunto, mortadela, salsicha, pode contribuir para o desenvolvimento da doença em órgãos digestivos”, declara. 
CATEGORIZAÇÃO DE ALIMENTOS 
A nutricionista explica que atualmente existem quatro categorias de alimentos, sendo eles: 
- Alimentos in natura: derivados de plantas ou animais como folhas, frutos, ovos e leite;
- Minimamente processados: que foram submetidos a alterações mínimas como grãos secos, raízes e tubérculos lavados, sem cascas e impurezas;
- Processados: que contém adição de sal e açúcar, como queijos, pães, frutas e legumes em calda;
- Ultraprocessados: cuja fabricação envolve diversas etapas e técnicas de processamento e adição de ingredientes industriais, esses são presentes em alimentos como refrigerantes, biscoitos, salgadinhos e macarrão instantâneo. 
ALIMENTAÇÃO IN NATURA É MAIS IMPORTANTE 
A profissional diz que uma alimentação considerada boa, possui mais alimentos in natura ou então minimamente processados. Isso porque estes não tem nenhuma adição química de conversação e consequentemente são diminuídas as chances de prejuízo à saúde. “Esses alimentos são benéficos para nosso corpo, pois carregam quantidades de nutrientes necessários para um bom funcionamento do nosso organismo”, afirma.
Existem também os alimentos industrializados que são menos prejudiciais. São aqueles com leve grau de processamento, alimentos que levam apenas adição de açúcar o sal, há exemplo disso temos as conversas de pepino, ovos e pêssegos, por exemplo, além de queijos e alguns tipos de pães. 
UM PRATO SAUDÁVEL TEM?
Um prato saudável deve ser colorido, com variação de alimentos, preferencialmente composto de folhas, legumes e outras comidas in natura ou minimamente processadas. Em uma alimentação boa para saúde é preciso diminuir a quantidade de óleos, açúcares e sal, limitar o consumo de alimentos processados e evitar os ultraprocessados. 
- Quais os benefícios de levar uma vida com mais alimentos naturais?
“Esses alimentos são ricos em nutrientes, cheios de saúde e sabor! Sendo a ingestão de nutrientes essencial para uma boa saúde. Comer alimentos naturais é uma forma de prevenir o surgimento de doenças como câncer, doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras. Além de melhorar a qualidade de vida, retardar envelhecimento, diminuir os riscos de doenças mentais”, informa a nutricionista. 

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Wh Comunicações/ Diana Heinz/ Jornal O Líder
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...