INFÂNCIA SAUDÁVEL - 22/02/2021 09:07

Profissional incentiva prática de exercícios físicos na infância

Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Funcional Kids é uma modalidade lúdica que objetiva desenvolver as capacidades físicas das crianças. Foto: Divulgação
A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que a prática diária de realização de atividades físicas na infância deve ser de ao menos 60 minutos diários. Esse exercício pode ser de nível moderado a vigoroso. Com a restrição social, os pequenos praticamente não saem de casa. Crianças que moram em residências ou apartamentos sem área de lazer sofrem com a falta das brincadeiras ao ar livre. 
Conforme a personal, Suélen Sotili, é na infância que a criança necessita experimentar os mais variados estímulos físicos e sociais, e toda bagagem motora adquirida nessa fase é fundamental para o seu desenvolvimento e crescimento. “Houve uma drástica redução na prática de exercícios físicos, fazendo com que gastassem menos energia e consumissem mais alimentos industrializados. Dessa forma, é de suma importância que os pais incentivem e busquem desenvolverem brincadeiras com os seus filhos mesmo em casa, para que eles continuem experimentando novos movimentos e gastem mais energia, evitando o risco de obesidade”, explica. 
A partir dos 6 anos de idade, a musculação pode ser considerada segura e eficiente para crianças e adolescentes, desde que seja planejada e orientada por um profissional da Educação Física. 
Personal Suélen Sotili
OBESIDADE INFANTIL 
Um dos fatores que contribuem com os casos de obesidade infantil é o sedentarismo, consequência da substituição das brincadeiras realizadas em espaços abertos, quando as crianças de certa forma se exercitavam, por jogos eletrônicos que muitas vezes são acompanhados por uma alimentação inadequada. 
Segundo Suélen, crianças obesas possuem um alto risco de desenvolverem problemas psicológicos e de saúde, além de uma elevada taxa de mortalidade, pois o excesso de peso relaciona-se com as alterações metabólicas, problemas cardiovasculares, ortopédicos e problemas psicossociais.
INFLUÊNCIA DOS PAIS 
Os pais exercem uma grande influência tanto na alimentação dos filhos quanto na prática do exercício físico, pois as crianças tendem a copiar os hábitos dos pais, sejam eles saudáveis ou não. Embora a maioria das doenças esteja relacionada ao sedentarismo e se manifestam na vida adulta, é evidente que ela se desenvolva na infância ou adolescência. “Por isso, se faz necessária a participação ativa dos pais na intervenção precoce da obesidade infantil, incentivando e buscando maneiras de induzir a pratica do exercício físico, uma vez que a criança que apresenta um alto índice de massa corporal (IMC) na infância, corre um risco considerável de se tornar um adulto obeso”, afirma a personal. 
Como motivar a criança a praticar exercícios físicos?

A personal afirma que incentivar as crianças a se manterem ativas por meio dos exercícios físicos, é essencial para o seu bem-estar e sua saúde. Suélen elencou algumas dicas para pais: 
- Converse com o seu filho, sobre a importância de praticar exercícios físicos; 
- Pratique exercícios físicos você também. Seja um exemplo para o seu filho; 
- Determine dias e horários para realizarem juntos os exercícios; 
- Escolha exercícios que o seu filho goste de praticar. Brincar também vale; 
- Faça com que esses momentos juntos sejam agradáveis.
CRIANÇA NA ACADEMIA?
Para a profissional, crianças de todas as idades precisam ser incentivadas a praticar exercícios físicos, respeitando as suas limitações e fases do desenvolvimento. Vários estudos afirmam que a musculação, atividade que visa o ganho de força e a resistência muscular, é benéfica para crianças e adolescentes por auxiliar em uma série de questões ligadas à saúde. A musculação promove o desenvolvimento corporal, equilíbrio, concentração, ganho de massa óssea e controle do peso. 
Além disso, outra modalidade que vem ganhando espaço nas academias é o Funcional Kids, que se trata de uma modalidade lúdica que objetiva desenvolver as capacidades físicas das crianças, buscando aperfeiçoar e fortalecer os movimentos naturais. Uma aula que traz jogos, gincanas, brincadeiras e circuitos, principalmente desenvolvidos para que as crianças trabalhem todas as habilidades motoras além da diversão. 
Personal indica brincadeiras e exercícios para fazer em casa 
“Com a impossibilidade de frequentarem as aulas de Educação Física na escola, de fazerem as atividades extracurriculares como futebol, balé ou natação, e sem poder brincar com os amigos pelo risco de aglomeração, o nível de exercícios físicos das crianças tem reduzido muito, o que gera nos pais a dúvida sobre como introduzir uma atividade na rotina diária das crianças. Para ajudar, elenquei algumas dicas de brincadeiras e exercícios para introduzir na rotina do dia a dia das crianças: Pular corda, fazer polichinelos, brincadeiras de procurar e esconder objetos pela casa, circuitos com obstáculos (utilizando garrafas pet e cabos de vassoura); Jogar bola; andar de bicicleta; brincadeiras com balões; Danças e alongamentos”, declara. 


VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Wh Comunicações/ Diana Heinz/ Jornal O Líder
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...