REFORÇO - 21/01/2022 16:03 (atualizado em 21/01/2022 16:06)

Casan reinicia obra para captação de água na prainha para melhorar abastecimento em Maravilha

Maravilha segue com rodízio no abastecimento devido a estiagem
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Abertura de valas para colocação da tubulação para puxar água da prainha (Foto: Carine Arenhardt/O Líder)
Iniciada ainda no final de 2020 e suspensa por questões ambientais, a obra para captação de água no ponto conhecido como Prainha do Rio Jundiá foi retomada neste mês pela Casan de Maravilha. Com investimento médio de R$ 3 milhões, esta obra pode ser descrita como um reforço, aumentando a capacidade de captação de água bruta para tratamento. 
Com a instalação de uma tubulação, a Casan vai trazer água da prainha até a barragem oficial, no interior de Maravilha, onde ocorre a captação de água para tratamento. Conforme o chefe da agência da Casan, André Tonello, o objetivo é concluir a instalação da tubulação, com cerca de 7 mil metros de rede, até o final da próxima semana. A etapa seguinte é a instalação de bomba, já adquirida pela Casan, o que deve ocorrer nos próximos dias. 
CHEFE DA CASAN GARANTE EFICÁCIA DA OBRA 
Com a obra pronta, a Casan vai ter um incremento de até 40 litros de água por segundo, o que segundo o chefe da agência em Maravilha resolve o problema de desabastecimento no município. Tonello reforça que esse novo ponto de captação será fundamental principalmente em períodos de estiagem, como o cenário atual. 
Ele reforçou que não se trata de uma medida paliativa e que se a obra já estivesse pronta a cidade não precisaria estar enfrentando o atual rodízio no abastecimento de água. 
Ponto conhecido como prainha, onde a água será retirada (Foto: Carine Arenhardt/O Líder)
E O POÇO PROFUNDO? 
Uma nova bomba para retirada de água no poço profundo também deve ser instalada nos próximos dias. Tonello garante que este é um novo modelo de bomba, importada e com a melhor tecnologia mundial, e que a Casan espera que o equipamento tenha uma durabilidade maior, num comparativo com as bombas anteriores. 
MAIS INVESTIMENTOS EM 2022
Reivindicação antiga de lideranças e consumidores, novos investimentos em Maravilha devem ser anunciados. O chefe da agência da Casan afirma que nos próximos meses a Casan vai apresentar novos projetos para melhorar o abastecimento de água na cidade. 
 RODÍZIO DE ÁGUA CONTINUA
A Casan precisou retomar o sistema de rodízio no abastecimento de água na cidade, devido ao período de estiagem. O rodízio havia sido iniciado em dezembro, chegou a ser suspenso por aproximadamente 15 dias, mas precisou ser retomado no final da semana passada. Tonello explica que em média as residências recebem água por 24 horas e ficam outras 24 horas desabastecidas. Ele pede a colaboração da população, sobre o uso consciente da água, para minimizar o problema que acaba afetando todos os consumidores. 
Com baixo nível da barragem no Rio Jundiá, a Casan está buscando cargas de água na prainha, com caminhão pipa. As cargas são despejadas na barragem, para aumentar a capacidade de captação de água bruta para tratamento. 
Casan está captação água com caminhões (Foto: Carine Arenhardt/O Líder)

Fonte: Carine Arenhardt/WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...