PREVENÇÃO - 05/08/2022 10:39

Apae de Maravilha promove campanha Agosto Laranja e realiza apresentações no Espaço Criança Sorriso

Aumento nos casos de deficiências acende alerta para necessidade de prevenir novos casos
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Evento no Espaço Criança Sorriso foi realizado nesta manhã (Foto: Carine Arenhardt/O Líder)
A programação da campanha de prevenção Agosto Laranja teve início nesta semana e segue até o final do mês, promovida pela Apae de Maravilha, com apoio do poder público. Durante esta semana o foco foi na divulgação da campanha nos veículos de comunicação, Câmara de Vereadores e comunidade em geral. Nesta sexta-feira (5), ocorreu uma cerimônia com apresentações dos educandos, no Espaço Criança Sorriso. A Caminhada Laranja não foi realizada devido as condições climáticas. 
Na próxima semana serão realizadas palestras nas escolas, abordando a prevenção de deficiências. Durante o mês ainda haverá piquenique, contação de histórias, passeios e palestras para usuários e familiares. 
A campanha é garantida por lei no município. Em 2016 a vereadora Marclei Grando e o  então vereador Doraci Felisiaki foram os autores do PL, hoje LEI 3.992, de 19/11/2016 que instituiu no Município de Maravilha o mês "Agosto Laranja", dedicado à realização de ações de "Conscientização e Prevenção às Deficiências".
ALMOÇO NO DIA 20 
Um dos eventos da campanha é o tradicional almoço da Apae, marcado para o dia 20. As fichas já estão a venda pelo valor de R$ 30,00. O cardápio será macarronada, com galeto, além de saladas e acompanhamentos. As fichas podem ser adquiridas na Apae, sendo que esta é uma forma da comunidade auxiliar também financeiramente a instituição. 
OBJETIVO DA PROGRAMAÇÃO 
Conforme a psicóloga e coordenadora da campanha, Geísa Tubulo, o objetivo é levar informações para a comunidade sobre a prevenção de deficiências. Ela destaca que há um aumento na incidência de deficiências, no entanto conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% delas poderiam ser prevenidas.  
Geísa destaca que em Maravilha um levantamento aponta que mais de 520 pessoas tem alguma deficiência e a Apae atende atualmente 140 usuários, que recebem atendimento de uma equipe multidisciplinar. “São números significativos, expressivos para o município, de pessoas que já tem alguma deficiência. Então é importante abordar essa prevenção”, destaca a psicóloga. 
Geísa destaca que a Apae está sempre recebendo novas demandas, de crianças que vem apresentando deficiências ou algum déficit, casos onde o atendimento precoce é fundamental para minimizar as sequelas. Ela reforça que a Apae não é apenas um centro educacional, mas também uma instituição que atua fortemente na área da saúde, seja na prevenção, diagnóstico ou tratamento de deficiências.
Foto: Carine Arenhardt/O LíderFoto: Carine Arenhardt/O LíderFoto: Carine Arenhardt/O LíderFoto: Carine Arenhardt/O LíderFoto: Carine Arenhardt/O LíderFoto: Carine Arenhardt/O LíderFoto: Carine Arenhardt/O LíderFoto: Carine Arenhardt/O LíderFoto: Carine Arenhardt/O LíderFoto: Carine Arenhardt/O LíderFoto: Carine Arenhardt/O LíderFoto: Carine Arenhardt/O LíderFoto: Carine Arenhardt/O LíderFoto: Carine Arenhardt/O LíderFoto: Carine Arenhardt/O Líder
Fonte: Carine Arenhardt/WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...