FÚRIA DO VENTO - 22/08/2022 11:18

Exposição no Museu relembra vendaval de 1984 que deixou cinco mortos em Maravilha

Fenômeno deixou mais de 980 pessoas desabrigadas
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Divulgação 
Quem perdeu a casa ou vivenciou de perto os estragos do vendaval de 9 de outubro de 1984 em Maravilha tem muita história para contar e relembrar. O vento começou nos primeiros minutos daquela madrugada. Quem visualizou o céu viu um clarão vermelho sobre a cidade e em poucos minutos tudo acontecer. Quem dormia foi acordado com um barulho impossível de ser ignorado. 
O vento destruía tudo pela frente. O episódio é considerado a maior tragédia climática do município. O fenômeno, classificado como um tornado de categoria F3, deixou cinco vítimas fatais, além de um bebê em gestação. 
O tornado atingiu 21 comunidades, 127 famílias e danificou 1.720 casas. Mais de 150 casas ficaram destruídas, deixando 980 pessoas desabrigadas. Entre os danos também se contabiliza 21 prédios públicos que ficaram danificados, 28 indústrias e comércios, além de oito entidades religiosas e recreativas que registraram estragos.
O vento também quebrou ao meio postes de concreto, da rede elétrica. Na época, a Celesc precisou trocar 120 postes. Aproximadamente 90% da cidade foi atingida. 
Mais de 150 casas ficaram destruídas (Foto: Divulgação) 
VELÓRIO REUNIU TODA COMUNIDADE 
As vítimas foram Paulo Roberto Brusch de 7 anos, Jair da Rosa de 13 anos, João Adão de Oliveira de 63 anos, Eva Gonçalves da Silva e Geni Salete Ziech de 26 anos que estava grávida de oito meses, sendo que o bebê morreu ainda na barriga da mãe. O velório das vítimas foi coletivo, na igreja católica e contou com a presença de praticamente todos os habitantes de Maravilha. As mortes escreveram uma das páginas mais tristes da história de Maravilha. 
A RECONSTRUÇÃO 
Após a tragédia, o município iniciou sua reconstrução, com ajuda de pessoas de toda região, principalmente de Guaraciaba. Também foi adquirida uma área de terra para abrigar as famílias que perderam as casas durante o vendaval. As novas residências foram construídas onde hoje é o Bairro Bela Vista, iniciando a povoação desta área da cidade. 
Força do vento destruiu também estruturas de silos (Foto: Divulgação) 
A EXPOSIÇÃO 
Toda essa história é parte da exposição especial apresentada a partir deste mês pelo Museu Municipal Padre Fernando de Maravilha. A professora responsável pelo Museu, Graciela Marx, destaca que a exposição reúne fotos que demonstram a destruição deixada pelo vento, além do histórico sobre a tragédia. 
O Museu já fez a exposição sobre o vendaval em outras oportunidades e sempre recebeu um público significativo em visitas. Graciela destaca que muitos moradores vêm até o Museu para relembrar o episódio, assim como os mais jovens buscam mais informações sobre este triste capítulo da história maravilhense. 
Exposição no Museu conta a história do vendaval

Foto: Divulgação 
Fonte: Carine Arenhardt/WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...