Foto: Arquivo/ O Líder
O Oeste de Santa Catarina conta com diversas opções de trilhas e cascatas para quem gosta de estar em contato com a natureza. Uma delas é a cascata do Rio Iracema, localizada na BR-282, nas proximidades do trevo de Maravilha – que deixou de receber visitantes em razão da necessidade de manutenções ao longo da trilha.
Pensando em buscar melhorias, o LEO Clube desenvolveu uma iniciativa para revitalizar o local. De acordo com o clube de serviço, o projeto consiste em buscar alinhar empresas, entidades e o poder público, para restaurar toda a parte da infraestrutura da trilha.
Recentemente o LEO Clube Ômega Maravilha reuniu representantes da Sifratec, do Conselho Municipal de Turismo, da Piracanjuba e da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, para apresentar o projeto e fazer os alinhamentos necessários. “Os próximos passos serão o desenvolvimento de um relatório sobre as possibilidades de intervenção e a análise legal e ambiental sobre o espaço. Buscamos revitalizar a memória de um dos mais belos patrimônios ambientais do município”, destacam.
MEMÓRIA AFETIVA
O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Maravilha, Gelson Rossetto, acredita que esse projeto tem uma forte ligação com a memória afetiva das pessoas, que na infância costumavam passear no local. “Estamos enquanto secretaria parceiros nessa iniciativa, buscando primeiramente a parte legal, ambiental, pra ver o que é possível ser feito. É algo que em vários momentos buscamos trabalhar com a comunidade e agora é um momento oportuno”, diz.
Dessa forma, a comunidade vai poder voltar a desfrutar do atrativo turístico de uma maneira tranquila e segura. “É trabalhar essa convivência com a natureza, que precisamos cada vez mais”, enfatiza.