ALERTA - 28/08/2023 08:38

Maravilha registra mais de 150 focos do mosquito transmissor da dengue em 2023

Descarte irregular de lixo é um dos principais desafios no combate
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Descarte irregular registrado na última semana (foto: divulgação)
O descarte irregular de lixo é um dos maiores desafios diante do aumento do número de focos do mosquito Aedes aegypti em Maravilha. De acordo com o agente de endemias Francys Ballestreri, o município contabiliza 155 focos cadastrados nesse ano. “É um número alto”, alerta. 
Questionado se já há uma projeção para a estação mais quente do ano, ele destaca que um estudo será feito para avaliar o cenário. “O lirAa, realizado em outubro ou novembro, irá apontar se Maravilha tem nível de infestação do mosquito a nível de epidemia ou não”, afirma. 
Além do lixo, cisternas e calhas também são um desafio no combate. Até o momento, foram 200 casos suspeitos em 2023 – 10 confirmados. Destes, cinco autóctones, ou seja, que contraíram a doença no município. Em caso de sintomas, a principal orientação é procurar auxílio médico e não tomar remédio por conta. “O principal pedido segue sendo de conscientização”, enfatiza. 
O setor irá promover uma reunião no próximo dia 5, juntamente com a Secretaria de Saúde e os parceiros da Sala de Situação. Preocupados com a chegada do verão, o objetivo é a elaboração de estratégias para o combate, além da apresentação de dados. O encontro será no Centro Especializado em Saúde, às 13h30.

TRABALHOS
A equipe da Sala de Situação de Combate à Dengue realiza diversas atividades, entre elas: Ciclo de tratamento, que são as visitas a domicilio; adequação e tratamento de cisternas; vistorias de difícil acesso; investigação de denúncias; vistorias em pontos estratégicos a cada 14 dias e também o monitoramento de armadilhas. O setor conta com o trabalho de nove agentes, além da coordenadora, Vanesa Vinaga. Denúncias podem ser feitas pelo número 88337824 (WhatsApp). 


Fonte: Camilla Constantin/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...