OUTUBRO ROSA - 03/10/2023 08:51

Maravilhense comemora fim da quimioterapia e alerta sobre a importância dos exames preventivos

Natália Manorov recebeu o diagnóstico de câncer de mama no último ano
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Arquivo pessoal
A última sessão de quimioterapia é um marco na vida dos pacientes oncológicos – e para Natália Manorov não foi diferente. Na última semana, ela foi até São Miguel do Oeste para finalizar o tratamento e resolveu comemorar, seguindo pelo trajeto com o carro enfeitado com balões e frases de agradecimento. “É uma alegria, não via a hora de terminar e me recuperar totalmente”, diz. 

O DIAGNÓSTICO
A moradora de Maravilha descobriu o câncer de mama no ano passado, aos 66 anos, ao fazer o exame de toque. Ela conta que foi um susto e aproveita para alertar sobre a importância de cuidar da saúde. 
Porém, Natália transformou essa dor em força e motivação, trazendo à tona o seu caso para alertar outras pessoas sobre a importância da prevenção. “Achamos que estamos saudáveis e deixamos os exames de lado, mas não pode ser assim”, enfatiza. 

TRATAMENTO
Foto: Estúdio Angela Maria
Natália fez a primeira cirurgia em janeiro deste ano. Os exames continuaram apresentando alteração e ela passou por mais um procedimento, em fevereiro. Uma terceira cirurgia foi necessária no mês seguinte, desta vez para retirada total da mama. 
Na sequência ela iniciou as quimioterapias, somando 16 no total. “Agora é uma nova etapa, vou fazer radioterapia em Chapecó. E seguir com o acompanhamento. O pior já passou, me sinto bem. Para quem está passando por isso, não tenha medo. Sempre há esperança de cura”, destaca. 
Um dos momentos mais marcantes nos últimos meses foi quando ela raspou o cabelo, ato feito pela neta, Rafaela. “Decidimos registrar esse momento. Não adianta esconder, evitar. Precisamos enfrentar e inspirar outras pessoas que passam pela mesma situação. Nesse período, ninguém me viu chorando. É ter Deus em primeiro lugar e não desistir. Sempre com olhar positivo”, enfatiza. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 73 mil novos casos de câncer de mama devem ser registrados no país até 2025.

Fonte: Camilla Constantin/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...