![](https://wh3.com.br/galerias/noticias/640/231531121251_foto1caramelo.jpg)
Caramelo é o novo cão comunitário da cidade (Foto: Divulgação)
Nesta semana a ONG Ame Bicho apresentou o novo cão comunitário de Maravilha: o Caramelo. “Ele é muito dócil e caminha pelas ruas da cidade, sempre esbanjando simpatia”, destacam. Em diversos municípios a ideia de manter cães comunitários tem sido implementada, como estratégia para garantir o bem-estar destes animais.
Pela lei, um cão comunitário é "aquele que estabelece com a comunidade em que vive laços de dependência e de manutenção, ainda que não possua responsável único e definido”. Ou seja, as pessoas cuidam dos cães sem necessariamente levá-los para casa.
Flavia Barcelos Martins, presidente e co-fundadora da ONG Ame Bicho, explica que esses são cães que, por irresponsabilidade das pessoas, estão abandonados nas ruas. Como a ONG não tem local para abrigá-los, é feita a castração e chipagem do animal. “Fazemos campanha para a população não os maltratar, dar água, comida e carinho, além de avisar a ONG se perceber que eles estão com algum sinal de que possam estar doentes ou machucados, para levar para avaliação de um veterinário”, afirmam.
OUTROS CÃES COMUNITÁRIOS
![](https://wh3.com.br/galerias/noticias/640/231530121249_foto2.png)
Divulgação
COMO AJUDAR?
Todo carinho e cuidado é bem-vindo. Conforme Flávia, a melhor forma de ajudar é dando comida e água, além de não deixar que sejam maltratados. Além disso, os interessados podem ajudar a ONG Ame Bicho com doação de ração (podem deixar pago em algum estabelecimento e avisar ou ainda chamar pelo Facebook ou Instagram e combinar um local para entrega). Ainda, é possível doar qualquer valor pelo Pix da Ong: 17.947.445/0001-86 (CNPJ).