MEMÓRIAS AFETIVAS - 20/12/2024 15:19

Psicóloga explica a importância das tradições natalinas para as crianças

Patrícia Stürmer repassa algumas sugestões de atividades
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Em muitas famílias, tradições natalinas são passadas de geração em geração. Pode até ser que os hábitos se transformem com o passar do tempo, mas o fato é que eles representam segurança e conforto. Estudos apontam, inclusive, que as tradições aumentam a sensação de estabilidade, o que contribui para o bem-estar. E, para as crianças, há ainda mais significado. 
A psicóloga infantil, Patrícia Stürmer, destaca que as tradições natalinas desempenham um papel significativo no desenvolvimento emocional das crianças, principalmente pelo simbolismo e magia que envolve essa época do ano. “São momentos que possibilitam às crianças a formação de laços e memórias afetivas importantes para seu desenvolvimento. Assim como, proporcionam a sensação de pertencimento, tão importante para um desenvolvimento emocional saudável”, diz.
Não importa se neste ano o Natal será um momento com poucas ou muitas pessoas, em casa ou em uma viagem. Não é preciso seguir rigidamente os rituais que foram feitos no passado, caso isso não seja possível. Não faça disso um fardo e, sim, um momento leve e agradável, como deve ser. Ao seguir uma tradição, mesmo que de forma adaptada, as crianças podem aprender sobre valores familiares, responsabilidade e compartilhamento. 

SUGESTÕES 
Se a sua família ainda não possui uma tradição de Natal, vale à pena começar. A ideia é encontrar, dentro dos seus valores, hobbies e preferências, algo que desperte interesse e que possa ser compartilhado com as crianças. 
Patrícia afirma que o mais importante, ao criar ou manter uma tradição, é a conexão. Ou seja, fortalecer os laços familiares por meio de tempo de qualidade. Na sequência, ela lista algumas opções:
- Montar a árvore personalizada (criar enfeites, bolinhas). Crianças adoram ver suas produções expostas; 
- Cozinhar em família (fazer bolos natalinos, bolachas);
- Fazer cartões de Natal para presentear pessoas queridas;
- Assistir filmes natalinos juntos;
- Escrever cartas ao Papai Noel;
- Ações solidárias, como doar brinquedos a outras crianças. 

Fonte: Camilla Constantin/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...