AUTODEFENSORIA - 15/07/2022 11:12

Apae de Maravilha comemora Semana dos Autodefensores da Pessoa com Deficiência

Em Maravilha os autodefensores são Carine Aparecida Vendrusculo e Cassio Sangali
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Autodefensores da Apae de Maravilha, juntamente com a coordenadora do projeto 
A Apae e Caesp Marisol de Maravilha está com uma programação especial para lembrar a Semana dos Autodefensores da Pessoa com Deficiência, projeto que visa dar aos usuários espaço para apresentar sugestões e ideias que ampliam seus direitos. Em Maravilha os autodefensores são Carine Aparecida Vendrusculo e Cassio Sangali, que juntos desempenham a função de defender os interesses dos demais colegas da Apae. 
Conforme a coordenadora da Autodefensoria na Apae, Adriane Polazzo, este projeto vem sendo trabalhado em todas as Apaes do Estado. O tema é “Nada Sobre Nós, Sem Nós”, ressaltando o direito dessas pessoas fazerem suas escolhas, dar opinião, e não apenas esperar os outros decidir por elas. 
Adriane ressalta ainda a importância da família na autodefensoria. “A família é o primeiro espaço social onde todos somos inseridos, é o primeiro espaço de inclusão”, afirma Adriane. A coordenadora destaca por exemplo a importância de as famílias incentivarem seus filhos a se inserir no mercado de trabalho, quando há essa possibilidade, assim como estimular outras situações que trarão mais independência e inclusão dessas pessoas com deficiência. 
“A família a primeira base na construção do conhecimento dos indivíduos, ela é de suma importância no seu desenvolvimento. Como pais devemos amar, cuidar e respeitar nossos filhos com necessidades especiais dando a eles os estímulos necessários dentro de seus limites e possibilidades, para que tenham sua própria autonomia. Pois sabemos que eles têm muita capacidade e nós que convivemos com eles no dia a dia precisamos fazer nosso papel, estimular suas habilidades para a sua própria evolução e desenvolvimento", destacam Gilson Miorando e Maria dos Santos, representantes da coordenadoria da família. 
QUEM SÃO OS AUTODEFENSORES?
Cassio Sangali destaca que é muito bom ajudar os colegas e representá-los. “É importante ser ouvido, obedecer as professoras e ser legal com todo mundo”, destaca orgulhoso. Cassio adora visitar os colegas, conversar e também orientá-los sobre a importância de respeitar as regras na escola e levar as necessidades até a equipe de direção. 
Para Carine Aparecida Vendrusculo a função representa a oportunidade de defender os colegas, representando todos os alunos. Ela também reforçou a importância do apoio das famílias. “Eu acho que a família tem que ajudar os que são especiais, a gente tem que aprender a falar com as pessoas, se defender, se vestir, fazer as coisas, o que a gente busca é ter mais autonomia”, afirma. 
Carine ainda fala com orgulho que tem seu próprio emprego, onde atua há mais de dois anos e se sente realizada e mais independente. 
PROGRAMAÇÃO 
A programação especial da semana teve início na segunda-feira (11) com festival de dança. Na terça-feira (12) teve karaokê e nesta sexta-feira (15) será o Dia da Pizza, que serão montadas pelos próprios usuários da Apae. Também será feita uma visita ao Museu Municipal. O objetivo é proporcionar atividades diferentes, que foram pensadas em conjunto com os alunos. 
Fonte: Carine Arenhardt/WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...