SETEMBRO AMARELO - 02/09/2023 12:04

Centro de Atenção Psicossocial de Maravilha realiza em média 800 atendimentos por mês

Campanha de prevenção ao suicídio no município conta com plantão de triagem psicológica e palestra
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Camilla Constantin/ O Líder
Foto: Camilla Constantin/ O Líder
Em razão do Setembro Amarelo, atividades de conscientização e prevenção ao suicídio estão sendo realizadas em Maravilha. De acordo com a psicóloga e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Ana Paula de Oliveira, atualmente são realizados em média 800 atendimentos mensais no Caps, localizado na Travessa Zacarias Kasper, nº 75. 
Além disso, ela destaca que na Atenção Básica foram registradas mais de 270 chamadas para atendimentos psicológicos nos seis primeiros meses do ano. “No geral, o que tem nos deixado preocupados é o adoecimento mental de adolescentes. Número expressivo de tentativas de suicídio e sofrimentos psíquicos em geral”, afirma.


PROGRAMAÇÃO
Foto: Divulgação
A campanha de prevenção ao suicídio no município conta com atividades diferenciadas. No último sábado (26) foi promovido plantão de triagem psicológica, no Centro Especializado em Saúde. “Nesse momento chamamos pacientes que estão na fila aguardando atendimento, para realizar orientações e mudar a classificação conforme o risco. Também ofertamos plantão psicológico, com profissionais disponíveis para ouvir as pessoas que precisam. Após essa escuta, é feito o encaminhamento necessário”, esclarece.
No dia, foram contabilizados cerca de 70 atendimentos, resultado considerado positivo. A ação é repetida hoje (2), também no Centro Especializado em Saúde. Ana Paula destaca que, ainda como programação da campanha, será promovida uma palestra para alunos do sétimo ao nono ano, no próximo dia 19. A iniciativa vai ser feita no auditório do Centro de Cultura. 


Fonte: Camilla Constantin/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...