Fabi Krause é fundadora do Plena's, um Clube de Negócios por assinatura exclusivo para empresárias
Gerenciar o próprio negócio e manter uma rotina voltada para a qualidade de vida não costuma ser uma tarefa fácil. Para buscar tal equilíbrio, é preciso estabelecer alguns limites e fazer escolhas mais conscientes.
De acordo com a mentora de empreendedoras, Fabi Krause, é importante ter em mente que as pessoas possuem ritmos e níveis de produtividade diferentes. “Não crie a falsa ilusão de que quem está sempre ocupado é mais criativo, pois nem sempre é assim”, afirma.
A maravilhense, que é palestrante e escritora do livro Empreender Nunca Foi Sorte, acredita que ser seletiva é algo saudável e necessário. Por isso, ela repassa na sequência algumas estratégias que irão auxiliar na gestão de tempo, bem como no equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
1- Observe e filtre as influências, tenha em mente quem são as pessoas que te incentivam, as que apoiam o seu crescimento e as que te ajudam em demandas específicas. Se somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos, você deve (e merece) estar na presença de pessoas que apoiam o crescimento do seu negócio, seja como for.
2- Organize seus hábitos e crie uma rotina que você realmente dê conta. Seja sincera com você mesma, reservando um período do dia para fazer aquilo que é necessário e o que te faz bem. Por exemplo, é segunda-feira e é necessário organizar o financeiro. Mas também é segunda-feira e eu decidi ler algumas páginas de um livro; ouvir um podcast; iniciar o dia fazendo pilates; tomar nota de ideias e insights, porque isso me faz bem. Ou seja, aprender a dominar a sua própria energia fará toda a diferença.
3- Libere espaço em sua mente: tentar lembrar de tudo, do horário que acorda ao horário que vai dormir, é humanamente impossível, ainda mais quando se empreende, é mãe, esposa, filha, amiga e muito mais. Anotar tudo o que passa pela sua mente é uma ótima alternativa! Nada que um grupo no WhatsApp consigo mesma ou mesmo um bloco de anotações na bolsa não ajude.
4- Estabeleça um dia da semana para você, um compromisso inegociável consigo mesma. Se não consegue se ausentar o dia todo, comece por duas horas, ou uma hora que seja, mas comece educando a si mesma, além de desenvolver a autonomia da equipe. Vamos pensar que se você precisasse de atestado médico ou estivesse planejando uma gestação, iria se ausentar de qualquer forma. Não tem jeito, acostume-se, as coisas precisam acontecer com ou sem você.
5- Adote um mecanismo de organização, seja uma agenda física ou mesmo um aplicativo, como o Trello. É importante testar e entender qual das ferramentas irá funcionar melhor no seu caso.
6- Defina as suas prioridades, o tempo é o que há de mais democrático e igualitário para todos. Ou você se organiza ou você perde tempo – e tempo também é dinheiro. Cada situação do dia, no trabalho e em casa, precisa ter horário para iniciar e terminar, evitando a procrastinação.
7- Considere o ócio, a tal “caixinha do nada”, ou seja, um tempo para aliviar a mente, algo tão necessário para a criatividade. Ter um tempo para pensar, para o café, para oxigenar o cérebro. Um ambiente de trabalho agradável também cai bem, não somente para você, empreendedora, mas também para a sua equipe. Proporcione momentos de descontração.
8- Encontre o seu equilíbrio, não há fórmulas prontas. Afinal, você não é todo mundo. Para empreender não é necessário excluir outras áreas da vida, pelo contrário, sua mentalidade muda, sua rotina é outra, o negócio é seu e as regras são suas. Buscar a constância e o equilíbrio exige que você conheça os seus limites, os limites do seu corpo e da sua mente. Observe o que funciona para você.